Helena Sacadura Cabral nasceu com um sopro cardíaco e, recentemente, foi submetida a duas operações, depois de ter sentido uma «forte falta de ar». A mãe de Paulo Portas foi convidada de Cristina Ferreira na emissão desta quinta-feira, 8 de outubro, do Dia de Cristina e contou todos os pormenores deste «contratempo.»
«O meu médico sempre me disse que isto tinha de ser operado. Até que um dia tive uma falta de ar enorme. Ele sempre me disse que um dia ia ter um sinal, e foi agora», começou por dizer.
A economista, de 85 anos, foi submetida a duas intervenções cirúrgicas em plena pandemia da covid-19 e revelou a Cristina Ferreira que ficou «um bocadinho taralhoca» devido à confusão do mundo atual.
«Acho que fiquei um bocadinho taralhoca [risos]. Até me fizeram exames à cabeça com medo que tivesse tido um AVC. Mas correu tudo bem, fui operada ao sopro e fui para casa», disse.
Helena Sacadura Cabral sofre queda aparatosa: «Fiquei toda negra»
No entanto, na primeira noite em que regressou à sua residência, Helena Sacadura Cabral apanhou um «susto» que, para a escritora, foi um momento caricato.
«Vim para casa dois dias depois, estava sentada no quarto a pensar que ia dormir muito e a meio da noite levantei-me para ir à casa de banho e caí no chão. Consegui levantar-me, que remédio tinha eu! Fiquei toda negra de um lado e pensei que tinha de contar com cuidado ao meu filho senão ele tinha um ataque», contou, entre gargalhadas.
Paulo Portas surpreende a mãe: «É um exemplo de força e boa disposição»
Helena Sacadura Cabral acabou por ser surpreendida com uma mensagem muito especial do filho, Paulo Portas, que fez questão de referir o «orgulho enorme» que tem pela mãe.
«A situação da pandemia deixou-me muito preocupado com os meus pais, por questões diferente. Fiquei impressionadíssimo com a força da natureza que a minha mãe tem. Com 85 anos, é incrível a força – e a fé – que ela tem. Quero partilhar isto porque há pessoas como ela com problemas de saúde por resolver, e ela é um exemplo de força e boa disposição. Só eu sei o que sofri quando estava à espera dos resultados das operações da minha mãe. Sofri mais do que ela!», disse o professor universitário e político português, deixando Helena Sacadura Cabral visivelmente emocionada.
Texto: Mafalda Mourão
VEJA AINDA: Helena Sacadura Cabral recorda o filho Miguel Portas, que morreu em 2012
Siga a Revista VIP no Instagram