Helena Costa, de 38 anos, foi diagnosticada com um tumor carcinoide no pulmão e, após ter sido operada para retirar uma parte deste mesmo órgão em abril passado. A atriz, que atualmente podemos ver na novela “Amar Demais”, da TVI, abriu o coração, esta sexta-feira, 23 de julho, para revelar novos detalhes sobre a fase que atravessou. A artista esteve no programa “Cristina ComVida”, onde conversou com Cristina Ferreira.
“Foi horrível. Mexe muito comigo. Ao mesmo tempo, quanto mais [tempo] passa, mais eu faço para esquecer porque não é bom, não é? Então parece que não aconteceu nada. E quando me lembro e vem tudo ao de cima fico… [a pensar] tenho que apreciar a vida, tenho agradecer, tenho que estar feliz”, começou por dizer, para depois recordar que os sintomas surgiram ainda durante as gravações da novela da TVI. Falta de ar era um desses sintomas. Assim sendo, fez exames. “É-me logo dito asma mas o medicamento que me foi receitado acabou por não resultar”, recordou para depois acrescentar que os médicos optaram por lhe fazer uma broncoscopia com biópsia.
“Eu não queria que fosse uma coisa mais grave (…) mas o que vinha logo relatado no dia foi tumor carcinoide (…) Aí tu só choras, toda a gente sabe que o cancro no pulmão é fulminante (…) Eu não conseguia evitar os pensamentos negativos, é impossível”.
“Quem é que vai amar tanto as minhas filhas como eu?”
“Quais são os primeiros pensamentos negativos?”, questionou Cristina Ferreira. “As minhas filhas, eu queria lá saber de mim…”, contou, emocionada. E não conteu as lágrimas. “Desculpa”, disse. E continuou: “É só porque quem é que vai amar tanto as minhas filhas como eu? Mais nada, vai-lhes faltar uma mãe”. Só o marido sabia, até então, da sua condição. “Não queria assustar ninguém na família”.
Ao longo da conversa, a artista explicou ainda que foi lhe retirado meio pulmão. Mas antes, os pensamentos negativos… esses… nunca a largaram. Por isso, optou por registar vários vídeos e fotografias antes da operação.
“Eu não estava cá, não estava neste mundo, só pensava nelas. Quis registar para elas ficaram com fotografias da mãe. Até à cirurgia, uma pessoa pensa que vai morrer (…). Assim que acordo da cirurgia é “ok, já estou curada”, agora é viver, vou viver ao máximo, vou aproveitar tudo”, admitiu.
De recordar que Helena Costa é mãe de duas meninas gémeas: Mercedes e Maria do Mar, de dois anos.
Texto: Márcia Alves; Fotos: Reprodução Instagram
Siga a Revista VIP no Instagram