Heitor Lourenço esteve à conversa com Daniel Oliveira no Alta Definição este sábado (15) e fez revelações surpreendentes. Entre elas que foi detido por suspeita de terrorismo em França, em 2015. “Estou a ser acusado de ir matar um avião inteiro”
Tudo aconteceu na sequência de uma denúncia de suspeita de terrorismo e a Polícia esclareceu o engano seis horas depois.
Heitor Lourenço, que dá a vida a Valentim Valério em Lua de Mel, SIC, revelou que estava no aeroporto a fazer meditação com um cronómetro e a recitar em tibetano antes de embarcar no avião. Os outros passageiros consideraram o comportamento suspeito e fizeram a denúncia achando que eu estava a ler o Coorão. “Eu era um terrorista que estava ali no meio daquela gente toda e que ia rebentar com um avião”, disse.
“Foi horrível, e os polícias pediram-me desculpa. O avião não chegou a levantar. Nós estávamos todos dentro do avião, um calor horríel e no auge dos ataques terroristas. E de repente mandaram evacuar o avião e eu pensei como é que ia e deixei-me ficar para o fim. Tinha dois polícias e que disseram que os tinha de acompanhar. Puseram-me dentro do carro da polícia, levaram-me para a esquadra e a primeira coisa que me perguntaram porque é que você ia fazer explodir uma bomba a bordo do avião? E eu não fazia ideia do que é se estava a passar ao longo das horas que me estavam a interrogar”, continuou a contar.
Heitor Lourenço revela como tudo se esclareceu. “Eu depois disse que tinha uma profissão pública e que podiam ir pesquisar sobre mim. E foi quando eles disseram que eu era vegetariano e budista. Aquilo começou a deslindar-se. Mas o protocolo tinha de continuar, já eram três da manhã e eu sem comer. Foi a primeira vez que eu me passei e disseram-me que tinha de ficar uma noite detido e presente ao procurador. Eu levantei-me e disse nem pensar porque tinha amigos meus à espera para jantar. Ligue para eles, eles sem acreditarem, mas depois tive imensa ajuda do governo, do SIS… eu podia ficar com cadastro”, explicou.
Heitor Lourenço não é um homem feliz
O ator revela que não é um homem feliz. Heitor reconhece que sempre que aparece se mostra feliz e sorridente, mas quanto a ser feliz, as respostas ainda estão por encontrar.
“Tenho vontade de procurar essa felicidade, talvez, porque não me considero uma pessoa feliz. Era preciso entender o que é a felicidade, e eu ainda não sei muito bem o que é”, admite.
Ator conheceu Dalai Lama
Foi na viagem que fez sozinho, à Índia, que Heitor Lourenço teve a oportunidade de conhecer Dalai Lama. O ator, que na altura já seguia o budismo, conseguiu ser recebido pelo pai espiritual dos budistas na Índia. Um encontro que teve, até hoje, um grande impacto na sua vida.
“Mais do que as palavras, foi ver a energia do Dalai Lama. A sua presença. Ficas, sem saber porquê, alterado (…) Lembro-me que quando acabei de ser recebido pelo Dalai Lama, eu parecia que levitava”, admitiu
Texto: Ana Lúcia Sousa
Siga a Revista VIP no Instagram