O príncipe Harry e Meghan Markle decidiram deixar os deveres reais em janeiro deste ano, mas houve uma imposição feita pela rainha Isabel II que deixou o irmão de William destroçado.
A pressão mediática fez os duques de Sussex darem um passo atrás e sairem dos holofotes da Casa Real, mas o que Harry não esperava é que a avó, com quem sempre teve uma ótima relação, o encostasse à parede e lhe tirasse aquilo que mais prezava – os deveres e títulos militares pelos quais sempre trabalhou para ter.
O pai de Archie sempre teve uma carreira militar bem-sucedida e dedicou-se muito para subir dentro do exército britânico. Em 2005, Harry estreou-se como oficial não comissionado e dois anos depois foi enviado para o Afeganistão.
Quando regressou ao Reino Unido, o marido de Meghan começou a treinar para ser piloto de helicóptero e em 2018 conseguiu tornar-se Líder de Esquadrão da Força Aérea Real. No mesmo ano, herdou o título de Capitão Geral dos Fuzileiros Navais do avô, o príncipe Filipe de Edimburgo.
O filho da princesa Diana sempre foi apaixonado pelas forças militares, mas no dia em que anunciou o Megxit, a rainha Isabel II fez questão de estipular no acordo que o príncipe deveria deixar os seus deveres reais.
«Sinto que estou dececionar as pessoas, mas não tenho outra opção»
Uma fonte próxima da Casa Real conta ao The Sun que esteve à conversa com Harry no dia 7 de março, durante o Festival de Música de Mountbatten, no Royal Albert Hall, que marcou a despedida de Harry como Capitão Geral dos Fuzileiros. Nessa conversa, o irmão de William revelou o quão difícil seria «pendurar o uniforme».
Durante o evento, foi possível ver que Harry estava nervoso e ansioso, procurando a mão de Meghan Markle por várias vezes numa tentativa de encontrar conforto. «Harry deixou claro que foi forçado a tomar essa decisão», conta a fonte, acrescentando que, à conversa com Matthew Holmes, o general da Marinha Real, Harry assumiu-se «muito orgulhoso de ter servido o Reino Unido como capitão da Marinha Real e devastado por ter de deixar o seu cargo». «Sinto que estou dececionar as pessoas, mas não tenho outra opção», afirmou o marido de Meghan Markle.
A rainha Isabel II terá tomado esta decisão numa tentativa de tentar fazer o neto mudar de ideias, mas Harry está irredutível e em nome do bem-estar da família – Meghan e Archie – está disposto a abdicar de tudo aquilo que mais gosta. A decisão de Harry deixou o irmão, William, chateado. Já Harry, segundo a fonte, está «desconfortável, irritado e destroçado» com a decisão que foi «obrigado» a tomar.
É já esta terça-feira, 31 de março, que Harry e Meghan deixam em definitivo os deveres reais.
Texto: Mafalda Mourão; Fotos: Reuters
Leia a VIP sem sair de casa
Vivemos tempos de exceção, mas mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador. . . .
Eis os passos a seguir:
1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt
2- Escolha a sua revista
3 – Clique em COMPRAR
4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA
5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento
6 – Não tem conta PayPal? Não há problema! Pode pagar através de transferência bancária!
E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.
Siga a Revista VIP no Instagram