O príncipe Harry e Meghan Markle abdicaram dos deveres reais com o objetivo de se tornarem financeiramente independentes, o que apanhou completamente desprevenida a rainha Isabel II, o príncipe Carlos e ainda o irmão, William.
A decisão dos duques de Sussex foi anunciada através de um comunicado, partilhado em conjunto com uma foto do dia em que anunciaram oficialmente o noivado. Esta decisão foi ponderada durante vários meses. Recorde-se que Harry e Meghan estiveram várias semanas afastados dos deveres reais porque não estavam a conseguir lidar com a pressão mediática. Este é um passo atrás nas funções reais com o objetivo de darem uma vida diferente ao filho, Archie, de oito meses.
Apanhada de surpresa, a rainha convocou uma reunião de emergência de forma a tentar solucionar a crise real criada pelo anúncio de Harry e Meghan. A monarca, o príncipe Carlos e o príncipe William reuniram-se com Harry durante esta quinta-feira, 9 de janeiro, e pediram aos seus escritórios que tentassem encontrar uma solução para o desejo dos duques de Sussex de abandonarem os compromissos oficiais.
Esta reunião aconteceu de porta fechada, através de videoconferência. A monarca estava em Sandringham e o príncipe Carlos na Escócia. Já o príncipe Harry atendeu a chamada a partir de Windsor. Isabel II deixou claro que quer que a situação seja resolvida rapidamente, dentro de dias, para pôr fim ao pesadelo.
A rainha está «dececionada» com o neto por não ter sido avisada com antecedência da decisão drástica, anunciada através das redes sociais. Harry preferiu ignorar as ordens da avó, que tinha pedido para não anunciar que estavam a deixar o cargo antes que a situação ficasse resolvida internamente.
«As discussões com o duque e a duquesa de Sussex estão em estágio inicial. Entendemos o desejo deles de adotar uma abordagem diferente, mas essas são questões complicadas que levarão tempo para serem resolvidas», afirmou o escritório da rainha no Palácio de Buckingham em comunicado divulgado na quarta-feira.
Atualmente, Harry é o sexto na linha do trono, atrás do seu pai, príncipe Carlos, do irmão, William, e dos três filhos de William, George, Charlotte e Louis.
Texto: Joana Dantas Rebelo, Fotos: Redes Sociais
Siga a Revista VIP no Instagram