O rei Harald V está de regresso aos compromissos reais. Depois de um ano afastado da agenda oficial devido a complicações se saúde, o soberano da Noruega participou nesta segunda feira, 11 de outubro, na abertura do Parlamento Norueguês, ao lado da rainha Sonia e do filho, o príncipe herdeiro Haakon.
No ano passado, o rei Harald não pôde marcar presença nesta tradição porque se encontrava a recuperar das dificuldades respiratórias que o levaram a ser internado de urgência no Rikshospitalet.
Em 2020, foi a prmeira vez em 30 ano que um príncipe herdeiro presidiu a abertura do parlamento, no papel de regente. A última vez tinha sido em 1990, quando Harald foi obrigado a presidir o Storting, uma vez que o seu pai, o rei Olav, se encontrava de baixa por doença. O monarca acabou por morrer em janeiro de 1991, ano em que Harald presidiu pela primeira vez a abertura do Parlamento na qualidade de rei.
Harald é rei da Noruega desde 1991, quando sucedeu ao seu pai Olav V. O monarca é membro da casa de Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg, e tornou-se o primeiro príncipe da Noruega a nascer em solo norueguês desde o rei Olav IV, em 1340.
Harald V é casado com Sonia da Noruega. Os reis têm dois filhos, Haakon, Príncipe Herdeiro da Noruega, e Marta Luísa da Noruega, e são avós de cinco netos.
Texto: Mafalda Mourão; Fotos: Reuters e Casa real da Noruega
Siga a Revista VIP no Instagram