Na semana passada, a Casa Real norueguesa deixou o país em alerta depois de anunciar que o rei Harald V estava de baixa e que o príncipe Haakon assumiria as suas funções como regente temporariamente. Sabe-se agora que o monarca, de 83 anos, foi submetido a uma operação no joelho e que correu tudo bem.
De acordo com fontes próximas da família real, Harald foi submetido a uma intervenção cirúrgica a um tendão no joelho direito que lhe estava a causar muitas dores e que lhe dificultava a mobilidade. A operação foi “um sucesso” e o marido da rainha Sonia da Noruega está “em boa forma”.
Apesar de as notícias serem boas, o rei Harald V vai continuar a recuperar no hospital e, posteriormente, no Palácio Real, pelo que não vai poder cumprir nenhum dos atos que tinha na agenda real para os próximos 15 dias. Prevê-se que o monarca retome o seu lugar no dia 14 de fevereiro. Até lá, o príncipe Haakon vai continuar a assumir as funções do pai.
Note-se ainda que, em setembro do ano passado, o rei Harald foi internado de urgência após apresentar dificuldades respiratórias. Em 2003, o rei da Noruega lutou contra um cancro na bexiga e dois anos mais tarde voltou ao bloco operatória com problemas nas válvulas cardíacas.
Harald é rei da Noruega desde 1991, quando sucedeu ao seu pai Olav V. O monarca é membro da casa de Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg, e tornou-se o primeiro príncipe da Noruega a nascer em solo norueguês desde o rei Olav IV, em 1340.
Harald V é casado com Sonia da Noruega. Os reis têm dois filhos, Haakon, Príncipe Herdeiro da Noruega, e Marta Luísa da Noruega, e são avós de cinco netos.
Texto: Mafalda Mourão; Fotos: Reprodução Casa Real da Noruega
Siga a Revista VIP no Instagram