Gustavo Santos esteve na tarde desta quinta-feira, 16 de abril, no programa A Tarde é Sua, da TVI, à conversa com Fátima Lopes. O apresentador, que foi pai pela segunda vez há apenas 20 dias, revelou, em direto, como tem vivido esta nova fase da sua vida com o nascimento de Xavier… mas não só.
Gustavo Santos regressou à infância, que recorda como um período difícil, e desfez-se em lágrimas ao falar dos pais. «Podia ser uma pessoa revoltada e triste (…) A minha infância não foi fácil. O meu pai separou-se da minha mãe quando tinha dois meses. Foi viver com outra pessoa e depois foi para África trabalhar. Tenho uma irmã, que eu adoro, que vive no Quénia», conta.
O também escritor aproveitou a conversa para deixar uma mensagem à progenitora. «A minha mãe foi uma pessoa que sofreu muito e quero aproveitar para lhe dizer que ela não tem de se sentir culpada de nada, nem arrependida de coisa nenhuma, porque está perdoada. Eu sei que ela me perdoou sempre que a revolta nascia em mim com as coisas que via lá em casa», revela. «Mãe foste uma super-mulher, e és. Obrigado por tudo.»
«Perdoei a minha mãe aos 30 e tal anos», contou, enquanto as lágrimas lhe escorriam pelo rosto. «Viveram-se coisas muito feias lá em casa, vários tipos de violência (…) O meu padrasto, o Zé, era um homem muito querido, mas com pouca energia masculina.»
Após toda uma infância e uma adolescência difíceis, Gustavo Santos assegura que o que o «salvou» foi apenas uma coisa: a dança. «Foi a primeira vez que me apaixonei pela primeira vez por alguma coisa. Sabia genuinamente que era bom.»
«Se me faltasse a Sofia, quem era eu a educar os meus filhos?»
Relativamente à família que constitui, ao lado da noiva, Sofia, Gustavo Santos garante que não poderia estar mais feliz. Atualmente a viver em Avis, no Alentejo, o rosto do Querido Mudei a Casa confessa que, apesar dos tempos de pandemia em que todos vivemos, vive uma quarentena «completamente privilegiada». «Tenho uma família incrível, uma mulher inacreditável e dois filhos incríveis. E eu pergunto-me: e se me faltasse a Sofia, quem era eu a educar os meus filhos?» Recorde-se que, para além do pequeno Xavier, Gustavo Santos e Sofia são pais de Salvador, de quatro anos.
«Tenho um enorme orgulho do homem que sou e um sentimento imensurável de honra pelo pai que me fiz. Nunca tive um pai que me ensinasse.»
O romântico pedido de casamento
Apaixonado pela família, Gustavo Santos encheu a mulher de elogios e contou ainda todos os pormenores do pedido de casamento que lhe fez, em fevereiro de 2019.
«A Sofia é a mulher da minha vida. Tem três características que eu acho que são fundamentais: primeiro a capacidade de amar incondicionalmente; depois tem o poder da cura; e, por fim, é uma mulher com uma intuição brutal», conta. «Foi a mulher que eu escolhi para me ajudar a enfrentar o maior medo da minha vida: constituir família.»
Apesar de ainda não haver data para o casamento, Gustavo Santos garante que não há pressas e que «quando for é». «Estamos comprometidos para a vida.»
No final da entrevista, Fátima Lopes surpreendeu o convidado com um vídeo da mulher. «És sem duvida um grande homem, quero-te agradecer por teres arriscado comigo. Obrigada por fazeres parte do meu caminho. Amo-te muito», disse-lhe Sofia.
Gustavo Santos voltou a emocionar-se, assim como a apresentadora da TVI.
Texto: Joana Dantas Rebelo, Fotos: Impala
Pontos de Venda das Nossas Revistas
Siga a Revista VIP no Instagram