Gretha Thunberg está a chegar a Lisboa. A jovem ativista sueca está prestes a desembarcar, na manhã desta terça-feira, na doca de Santo Amaro, em Alcântara depois de ter atravessado o Oceano Atlântico.
A jovem será recebida pelo presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, e por ativistas portugueses. O presidente da comissão parlamentar de Ambiente e deputado do Bloco de Esquerda, José Maria Cardoso, a deputada Maria Manuel Rola e o vereador na Câmara de Lisboa, Manuel Grilo, irão receber Greta Thunberg. Mariana Silva, deputada do Partido Os Verdes, também participará na receção.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, saudou a chegada da jovem a Lisboa, mas assumiu que não irá cumprimentá-la à Doca de Alcântara por considerar que o ato poderia «ser considerado aproveitamento político».
Greta Thunberg embarcou rumo à Europa a 13 de novembro
Greta atravessou o oceano de barco em setembro para participar numa cimeira sobre alterações climáticas na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos.
Depois de participar na cimeira convocada pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, Greta deveria ter seguido viagem para o Chile para a COP25, a cimeira anual da ONU sobre o clima. No entanto, à última da hora, o país renunciou à organização e a COP25 passou para Madrid. Assim, a jovem embarcou a 13 de novembro para um regresso à Europa. Esta terça-feira, após a visita a Lisboa, a jovem ativista irá embarcar de comboio para Madrid para participar na cimeira.
Texto: Joana Ferreira; Fotos: Nuno Moreira e Reuters
Siga a Revista VIP no Instagram