Foi durante o programa Casa Feliz, da SIC, onde esteve a apresentar o seu novo livro, Nação Valente, que Hélder Reis falou da importância que Manuel Luís Goucha teve no início da sua carreira. Visivelmente emocionado, o repórter da RTP confidenciou a Diana Chaves e a João Baião que vê no apresentador da TVI um pai.
«Conheci-o antes de sair do seminário. O Manel foi um pai que eu não tive na altura. O meu pai reagiu muito mal, a minha mãe também, e o Manel foi um acolhedor. Sabes o que é, aqueles amigos que nós às vezes dizemos que estão ali no momento certo, às vezes queremos que estejam ali e não estão, o Manel esteve. O Manel foi um amigo que, antes de eu entrar na televisão, apanhou-me ali na fase mais turva da minha vida. Apanhou-me e esteve ali sempre vigilante comigo».
«É um amor para sempre»
Ao ouvir as palavras sentidas de Hélder Reis, de quem é amigo há mais de 20 anos, Goucha partilhou um vídeo do programa das manhãs da SIC e retribuiu as palavras de afeto ao colega do canal público. «Um filho. Um amor de (e para) sempre. Obrigado Hélder.»
Já em 2014, no seu blogue O Cabaret do Goucha, o apresentador da TVI referia que a sua vida sem Hélder teria menos luz. «A luz das palavras que dizem mais do que parecem dizer. Palavras que desafiam, que convocam, que quietam ou antes pelo contrário. Palavras ditas e reditas mas que acabam sempre por recuperar a virgindade do ver e do sentir. Não há padrões, nem prisões, que amizade assim é livre e serena, é coisa de ser. Para a vida. Pela Vida. (…) Gosto é das ideias e das descobertas que as suas palavras semeiam em mim. Gosto deste mundo de coisas que contam, este universo de fins e valores que não se esgota. Como o da amizade. O Hélder é um amigo. O Amigo!».
Texto: Carla S. Rodrigues; Fotos: Instagram
Siga a Revista VIP no Instagram