Goucha
A deliciosa receita de almôndegas e puré de batata e aipo do apresentador (Vídeo)

Nacional

Manuel Luís Goucha brinda fãs com uma receita simples, mas repleta de sabor, de almôndegas em molho de tomate acompanhadas de puré de batata e aipo.

Sáb, 02/05/2020 - 16:09

Manuel Luís Goucha partilhou com os fãs, na manhã deste sábado, dia 2 de maio, mais uma das suas deliciosas receitas. Desta vez, o apresentador brindou os fãs com uma receita de almôndegas

«Eu adoro almôndegas e sempre que vou a um restaurante e na ementa há almôndegas, eu não hesito na escolha. Hoje vou fazer almôndegas para o meu almoço», começa por dizer.

«Gosto de acompnhar as almôndegas com puré de batata», partilhando também a sua sugestão de receita de puré de batata e aipo.  

Ingredientes para a preparação das almôndegas:

– mistura de carnes picadas: 250 gramas de carne de vaca, 250 gramas de porco e ainda 50 gramas de bacon;

– molho de tomate do apresentador (veja a receita mais abaixo);

– hortelã picada;

– 1 gema de ovo;

– 1 chávena de pão ralado («já existe no mercado pão ralado com ervas finas, é o caso»);

– farinha;

– sal;

– pimenta preta;

– nata ou Crème Fraîche;

Ingredientes para o puré de batata e aipo:

– batatas;

– 4 talos de aipo;

– manteiga temperada de sal;

– 1 colher de mostarda de Dijon;

– leite;

– noz moscada;

– sal;

Molho de tomate de Manuel Luís Goucha

«Refugado ligeiramente puxado. Só estou à espera que a cebola e os dentes de alho fiquem bem loiros para depois lhes acrescentar tomate fresco. Aí um bom quilo, quilo e meio de tomate fresco, limpo de sementes e cortado em pedaços.»

«Depois amacia-se o tomate fresco no refugado e junta-se, com um lume não muito forte, quatro latas pequenas de tomate pelado. Vamos temperar de sal e de pimenta preta moída na altura.»

«Vamos agora juntar caldo de legumes, cerca de três ou quatro decilitros. O caldo pode ser feito em casa, com os mais diversos legumes. Tudo cozinhado em água.»

«Vamos deixar levantar fervura e depois vamos reduzir a chama para que este molho vá cozinhar lentamente durante, no mínimo, uma hora. O ideal é uma hora e meia, para concentrar os sabores e espessar.»

«No fim retificaremos temperos. Se estiver muito ácido, acrescenta-se um bocado de açúcar.»

«Passa-se também a varinha mágica, por causa dos pedaços de tomate.»

«Deixar arrefecer e distribuir o tacho por três ou quatro recipientes, congelar e aproveitar mais tarde em outras receitas.»  

Preparação das almôndegas:

«Não vou juntar nem cebola, nem alho, porque o molho de tomate já levou cebola e alho, vou juntar uma gema de ovo, vou juntar ou salsa picada ou hortelã, eu gosto de hortelã picada porque dá um frescor muito interessante às almôndegas, hoje vou fazer com hortelã. Vou juntar uma chávena de pão ralado, e já existe no mercado pão ralado com ervas finas, é o caso.»

«Agora vou misturar tudo isto com as mãos. Depois podem ser moldadas em bolinhas e fritas em azeite, mas eu não vou fazer isso.»

«Depois de as moldar em bolinhas, vou passá-las por farinha, porque é esse envolvimento da farinha que vai fazer com que o molho também engrosse.»

«Vou temperar com pouco sal, até porque já temos o sal do bacon picado e vou temperar com pimenta preta, moída na altura.»

«Misturar bem. Já temos a mistura homogénea e agora vamos moldar em bolinhas, do mesmo tamanho, passando por farinha. Temos de sacudir o excesso.» 

«O molho de tomate é posto a ferver. Quando levantar fervura vamos juntar então as almôndegas e vamos deixar cozinhar durante uns 20 minutos em lume brando e tapadas.»

«De vez em quando vamos sacudindo, para que elas rolem no molho.»

«Como vos disse, uma vez que estão envolvidas em farinha, a própria farinha vai acabar por espessar um bocadinho o molho. Depois podemos amaciá-lo com um pouco de nata ou Crème fraîche.»

Preparação do puré de batata e aipo:

«Gosto de acompnhar as almôndegas com puré de batata. Por isso já tenho batatas descascadas e cortadas em cubinhos mais uns quatro talos de aipo ali ao lume, para fazer um puré de batata e de aipo.»

«Cozinham a batata com o aipo e depois serão esmagados. Com manteiga, bastante manteiga temperada de sal.»

 «Vamos juntar a batata e o aipo, quentes, com um bom pedaço de manteiga e esmagar tudo. Junta-se entretanto uma boa colherada de mostarda de Dijon.»

«Já está tudo esmagado e agora vamos juntar também um bocadinho de leite quente, para o puré ficar macio. Agora vou bater este preparado.»

«Temperar com pouco sal, uma vez que a manteiga tem sal. Temperar com noz moscada ralada na hora, eu gosto. No entanto, os temperos ficam ao gosto de cada um. E ainda com um pouco de pimenta preta moída.»

«Misturar tudo bem e temos aqui um puré fofo, macio, com os pedacinhos de aipo e de batata. Eu gosto deste puré ‘à inglesa’, porque ele não passou por um passevite, ele foi esmagado.» 

No fim, o apresentador da TVI acompanhou o seu prato com um copo de vinho branco do douro fresco. 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Manuel Luis Goucha (@mlgoucha) a

 

Texto: Ivan Silva; Fotos: Instagram 

 

Pontos de Venda das Nossas Revistas

 

 

Siga a Revista VIP no Instagram