Todos os anos por esta altura, Maastricht recebe as festas locais que celebram a arte sob todas as suas formas, mas este ano a cidade holandesa foi palco do início das comemorações dos 200 anos do reino dos Países Baixos. Os reis Máxima e Willem-Alexander convidaram os monarcas do Luxemburgo e da Bélgica e o chefe de Estado alemão para festejarem com eles esta data.
Depois de um verão difícil, em que tiveram de lidar com o luto pelas vítimas do voo MH17, abatido na Ucrânia, que levava a bordo 193 passageiros holandeses, e com o escândalo da casa de férias na Grécia, que voltou a despertar as críticas sobre as despesas da família real, os soberanos voltam a ser alvo de uma nova polémica, mesmo em ambiente de festa.
Esta foi uma semana complicada para o casal real: é que depois de ser revelado que o terreno à volta da casa de férias na Grécia, avaliado em 35 mil euros, foi alugado por 461 mil euros, descobriu-se agora que o casal ainda não se mudou para o Palácio de Huis ten Bosch porque estão a fazer obras de remodelação orçamentadas em 20 milhões de euros, que só terminarão em 2016. Para além disso, o rei adquiriu, recentemente, um barco pelo valor de 575 mil euros, o que não foi visto com bons olhos pelos súbditos, que estão a atravessar uma crise inédita.
Depois de um primeiro ano de reinado sereno, parece que acabou a “lua-de-mel” e os monarcas têm agora de começar a lidar com as perguntas mais delicadas dos holandeses.
Texto: EA; Fotos: AP, Getty e Rex
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
2Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
3Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
4Nacional
Marco Paulo
Afinal, irmãos e sobrinhos ainda podem conseguir ‘reclamar’ parte da fortuna: “Se assim for…”