Gabriela Sobral está “muito contente e cheia de vontade de fazer coisas” na TVI. A diretora de conteúdos e produção da estação de Queluz de Baixo esteve na manhã desta sexta-feira, 9 de abril, nas gravações da novela “Festa é Festa” e falou pela primeira vez desde o seu regresso à casa onde trabalhou durante 11 anos.
Radiante com o novo projeto, Gabriela Sobral esteve ao lado de Cristina Ferreira – Diretora de diretora de entretenimento e ficção – e de Roberto Pereira – autor da novela – a assistir às filmagens na Aldeia Galega da Merceana, concelho de Alenquer, onde se vai passar grande parte da história.
No final, os três falaram com a comunicação social e partilharam novos pormenores de “Festa é Festa”, que se estreia já este mês.
“Arrisco-me a dizer que vamos fazer história com esta novela. É mais uma novela para o universo TVI, mas de facto o que estamos a fazer aqui é um género diferente. Tem um tom completamente diferente, de humor. As pessoas vão estar coladas ao ecrã porque vão sentir-se bem. Vão estar muito próximas das pessoas desta aldeia, vão sentir que as conhecem. Vão-se identificar”, explica Gabriela Sobral.
“Estreia ainda este mês e vai atravessar o verão. A novela vai-nos ajudar a desconfinar. Permite-nos sonhar e que as pessoas se sintam mais leves”, acrescenta.
Gabriela Sobral saiu da TVI para a SIC em 2010, primeiro como Diretora de Produção e Coordenação de Projetos e, mais tarde, como Diretora de Conteúdos. Em 2017, subiu a Diretora de Programas da SIC, repartindo o cargo com Luís Marques. Deixou a estação de Paço de Arcos em 2018, com a nomeação de Daniel Oliveira para Diretor-Geral de Entretenimento da Impresa. O regresso à ficção da TVI não poderia estar a correr melhor. “10 anos depois não vamos encontrar a mesma casa, mas gostei de encontrar imensa gente que ainda ca está. É um reencontro feliz”, garante.
Sobre qual a sua primeira reação quando soube desta ideia de Cristina Ferreira, Gabriela Sobral não disfarça: “Disse-lhe: ‘tu és maluca!’”, conta, entre risos. “Depois lá me convenceram que era possível. A comédia é a coisa mais difícil de fazer.”
Cristina Ferreira sobre “Festa é Festa”
“Festa é Festa” tem sido um projeto bastante elogiado pelos rostos da TVI. E que o diga Cristina Ferreira, que está mais confiante do que ninguém que tudo vai correr pelo melhor.
“A ideia surgiu a partir do momento que queríamos implementar mais uma novela. Fui muito ao encontro do que tenho ouvido da parte de toda a gente, as saudades de uma festa de verão, da verdadeira festa da aldeia. Já estamos pós-covid. Nesta aldeia e nesta festa já passou a covid-19”, adianta à imprensa. “Estamos todos nessa expectativa de que no verão já se possa celebrar e festejar. Esta pode ser a primeira festa do País!”
A também apresentadora da TVI acaba por revelar alguns pormenores. “Esta novela é ao contrário das outras. Dentro da leveza e do amor de repente ficas a pensar nos temas. Há um em particular que vai deixar muita gente a pensar. É uma tónica muito curiosa. É mais do que uma novela, terá um desfecho real. Há pessoas reais que vão entrar. O Girão (jogador profissional de hóquei em patins que joga atualmente pelo Sporting Clube de Portugal e pela Seleção Portuguesa), por exemplo, que já foi apresentado… é apenas uma das pessoas que se vai misturar com a ficção.”
E a Cristina, vai entrar? “Então mas eu lá perco um bailarico” foi a única resposta de Cristina Ferreira, deixando em aberto a possibilidade de marcar presença num ou mais episódios.
Segundo a estrela do canal, esta novela “marca um bocadinho o sairmos de um ano de profundo confinamento, onde não pudemos fazer nada da nossa vida normal. No nosso entender faz sentido apresentar. (…) Não queremos que seja uma nova era. É uma vontade de fazer mais e melhor, isso está garantido.”
“Na TVI trabalhamos muito em equipa”, finda.
Cristina Ferreira fala sobre Francisca Cerqueira Gomes
Cristina Ferreira comenta ainda a tão falada vinda de Francisca Cerqueira Gomes para a TVI.
“A Francisca foi aquilo que enquanto imprensa destacaram porque leva um ónus de ser filha de quem é, mas já estava a tirar um curso de atores. Fomos nós, TVI, que achámos que lhe poderíamos dar esta oportunidade, não sem antes ela passar por um trabalho exaustivo dentro da Plural. Primeiro fez um trabalho para se perceber se tinha ou não capacidade para fazer a novela, como fazemos com todas as outras pessoas. A Francisca cá está cá para arrancar o seu novo projeto. Um dia poderá ser uma grande atriz, se ela assim o quiser.”
Roberto Pereira sobre o projeto
Questionado pelos jornalistas sobre se foi “fácil concretizar esta ideia”, Roberto Pereira confessa que sim.
“Muito fácil. A ideia já vinha toda muito redondinha. É um território onde me sinto à vontade, tenho muitas memórias deste ambiente, destas festas e, mais do que isso, houve a tentativa – e está a ser conseguida – de tratarmos temas portugueses. É uma história de humor, mas de amor também. As pessoas vão rir muito, mas também se vão emocionar. Tentamos ir ao encontro das nossas tradições, que muitas vezes estão a ser esquecidas ou trocadas pro outros temas. Nesta festa vamos ter isto tudo”, remata.
Texto: Joana Dantas Rebelo com Ana Filipe Silveira, Fotos:
Siga a Revista VIP no Instagram