No Big Brother – Desafio Final, Francisco Macau já abriu o coração mais do que uma vez para partilhar histórias sobre a sua vida. O concorrente do reality show já se emocionou ao falar da doença do pai e, desta vez, lamentou ter sido afastado do mundo da representação por causa do seu corpo.
Esta partilha aconteceu durante uma conversa com outros concorrentes do “Big Brother – Desafio Final”, na sala. Francisco Macau, que entrou na sexta temporada de “Morangos com Açúcar”, em 2014, nunca singrou como ator e contou que foi “posto de lado” pelo seu aspeto físico. “Disseram-me mesmo na cara e depois de todas as participações que eu fiz, ou foi para lutador ou para segurança. Isso deixava-me lixado…”, disse.
“Falavam de mim, como se eu fosse um extraterrestre. ‘Tu estás aqui a destoar isto tudo, tu és diferente de eles todos’ […] Isso irritava-me sempre. Eu não conseguia perceber: ‘Porra, sou um pouco diferente, com um corpo diferente, mas estão-me a tirar isto só por isto?’”, afirmou ainda.
Concorrente do “Big Brother” vence processo em tribunal
No mesmo dia, Francisco Macau contou aos colegas do “Big Brother – Desafio Final” que ganhou um processo em tribunal devido a um vídeo que foi partilhado na Internet.
“Eu tive dois engraçadinhos que andaram a falar de mim no YouTube, fizeram um vídeo só para me enxovalhar“, contou, acrescentado: “E eu liguei para a minha advogada e meti-lhes um processo e ganhei. Eu disse à minha advogada: ‘Agora é até ao fim’ (…) Não admito. Se tu não tomas medidas, estás a passar a mensagem de ‘continua’”.
Francisco Macau fala do problema de saúde do pai
Na casa do “Big Brother – Desafio Final”, Francisco Macau revelou que o pai está doente. O concorrente do reality show contou a Ana Barbosa que o progenitor sofre de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) há cerca de dois anos e que está numa cadeira de rodas.
Esta revelação foi feita ao início da tarde desta segunda-feira, 3 de maio. Os dois concorrentes do “Big Brother – Desafio Final” estavam na roulote e a conversa começou com Ana Barbosa a questionar Francisco Macau se já tinha feito a Curva da Vida. “Espero que não, senão vou derramar litros de água. Eu sou bastante sensível e muito emocional, e os últimos anos não têm sido fáceis”, começou por dizer.
“Quebrei um pouco, mas cá estou eu a superar-me”, disse, revelando a razão por que aceitou o convite para participar no reality show: “Isto é uma prova para mim. Eu não estou aqui a competir com ninguém. Estou a competir comigo, ver o que é que mudou, o que é consigo hoje que não conseguia há uns anos atrás. Às vezes, a malta lá de fora acha que é tudo cor de rosa, mas não é. Está longe de ser. É muita coisa ao mesmo tempo, mas o importante é não baixar os braços. A vida não para e nós não podemos parar”.
O concorrente do “Big Brother – Desafio Final” sublinhou que estava a adorar este regresso a um reality show e, de repente, Ana Barbosa interrompeu-o, dizendo que tinha de lhe fazer uma pergunta: “Sentes que tiveste de moldar a tua personalidade em função da tua vida? Eu sinto quer tu eras de outra maneira”. Perante esta questão, Francisco Macau desabafou com a colega sobre a doença do pai. “Eu cresci muito. Os últimos anos ensinaram-me muita coisa. Tive umas lições que não estava preparado para… e aprendi a levar a vida de uma forma muito mais leve, sem me pressionar tanto”, respondeu.
“Eu metia muita pressão em cima de mim. Depois, chegas a um ponto em que quebras, porque não depende só de nós. Estou uma pessoa mais calma, mais compreensiva. Fiz uma introspeção e percebi que, se mudar alguns pontos em mim, vou tornar-me uma pessoa melhor. Aprendi a relativizar as coisas, a não dar tanto valor a coisas supérfluas e aprendi que o tempo é muito curto. E aprendi a estar mais tempo com a minha família“, disse ainda Francisco Macau.
Pai do concorrente do “Big Brother” está numa cadeira de rodas
Logo a seguir, a emoção tomou conta do concorrente do “Big Brother – Desafio Final”. “Eu andava sempre com pressa, com pressa, com pressa, e hoje em dia não. A minha pressa é estar com a minha família e organizar a minha vida para estar com o meu pai todos os dias”, disse, não contendo as lágrimas. “Almoçar com ele, passar a tarde com ele, falar com ele…”, disse, explicando depois a Ana Barbosa qual a doença do pai: “Há dois anos, no meu dia de aniversário, recebemos o resultado dos exames e foi-lhe diagnosticada Esclerose Lateral Amiotrófica”.
A vencedora do “Big Brother 2021” mostrou não saber de que se tratava e Francisco Macau continuou: “É uma doença degenerativa, vais perdendo as tuas faculdades… Ele já não anda, está numa cadeira de rodas. Ele era uma pessoa normal, como tu, como eu, e, num ano e tal, dois anos, deixou de andar. Não é uma pessoa autónoma. Precisa sempre de uma ajuda, preciso sempre de vesti-lo, preciso de fazer muitas coisas“.
“Não estava preparado, foi o pior dia de anos da minha vida. Estive o dia todo na cama a chorar. Depois, passei por uma época de raiva. Porquê o meu pai? Mas pronto, aprendi a aceitar. Acho que a vida me ensinou a aceitar que, quando não consegues fazer nada, fazes aquilo que está ao teu alcance. Aquilo que eu posso fazer é estar com ele, passar tempo com ele, dar-lhe atenção, mesmo que às vezes ele me esteja a contar a mesma história 20 vezes”, disse, acrescentando ainda: “Ele esta bem, está lúcido, mas tem quase 70 anos e conta a mesma história 10 ou 15 vezes. E também por isso é que eu tenho imensos animais. Ele adora animais, adora estar a olhar para os animais. Nestes últimos dois anos, a minha vida tem sido em função disso”.
O concorrente do “Big Brother – Desafio Final” explicou ainda que os últimos dois anos têm sido um desafio emocional para si. “Foi tudo ao mesmo tempo. Foi isso, foi terminar uma relação, a nível profissional sentia-me insatisfeito… Tive de reorganizar-me e cresci bué”.
Texto: Patrícia Correia Branco; Fotos: Reprodução redes sociais e Divulgação TVI
Siga a Revista VIP no Instagram