Francisco Macau tornou-se conhecido do grande público em 2008, quando fez parte do elenco da série da TVI Morangos com Açúcar. Na última década, trocou a representação pelo desporto. Formou-se em Produção Alimentar em Restauração pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e PT, pelo CEFAD, passou pelo culturismo (tendo mesmo chegado a competir) e criou a Team Macau, que se dedica a aconselhamento nas áreas desportiva e de nutrição.
Em exclusivo ao site da revista Maria, Francisco, com 31 anos, aceitou falar sobre o uso de esteróides anabolizantes, nos quais se inclui a testosterona, substância que Ângelo Rodrigues injetou numa nádega e que o levou à Unidade de Cuidados Intensivos, onde ainda está internado a lutar pela vida.
«Sou amigo do Ângelo, mas não sei o que se passou com ele, por isso não posso falar sobre este caso específico», salvaguardou o personal trainer e empresário, afirmando ainda que o conhecimento que tem se deve ao que lê, ao que vê e ao que ouve no meio onde se movimenta.
Na prática, o que é a testosterona e para que é usada?
A testosterona é uma hormona que muitas pessoas, por opção, tomam para potenciar ganhos de massa muscular. É administrada também em doentes. Existe uma terapia hormonal que é feita e que potencia esses ganhos de massa muscular em homens e em mulheres.
Mas é administrada apenas em ambiente hospitalar?
Sim, sim. Daquilo que eu leio e daquilo que eu sei, todas estas substâncias foram criadas para serem usadas em terapia e em ambiente hospitalar. Depois, saíram desses meios e são utilizadas cá fora de forma ilegal. É uma droga, é ilegal. Usar é dopping. Mas muita gente recorre a elas para obter melhores resultados. Está provado e existem várias evidências científicas que, de facto, aumenta a percentagem de massa muscular.
Leia a entrevista completa aqui.
Texto: Ana Filipe Silveira; Fotos: reprodução redes sociai
Siga a Revista VIP no Instagram