Francisco Froes, atual protagoniza da novela da SIC, Flor Sem Tempo, foi o convidado especial do Alta Dedinição deste sábado, 4 de fevereiro. O ator abriu o coração a Daniel Oliveira para falar da paternidade, recordar o divórcio dos pais, a dificuldade de vingar na representação e o amor à primeira vista com a mulher.
Pai de dois rapazes, Francisco Xavier de 3 anos e Sebastião de 8 meses, garante que sempre foi o seu maior sonho: “Sempre adorei a ideia de família e para mim era completamente impensável não ter filhos.” E acrescenta sobre o nascimento do primeiro filho, em 2019: “Foi o momento mais impactante da minha vida. Aquele primeiro choro do meu filho é um momento único e especial. E a minha mulher a chorar e a perguntar se era o filho dela que estava a chorar. Isso foi muito bonito, mesmo”, recorda.
Quanto o anfitrião do formato lhe perguntou o que alterou deste que foi pai, o ator confessa: “Fiquei, sem dúvida, com um sentido de responsabilidade muito maior. Para já, eu achava que não tinha tempo para nada até ser pai. A partir do momento em que fui pai percebi que eu tinha tempo para tudo e que podia gerir melhor esse tempo”, garante.
Nesse seguimento confessou ainda que sempre pensa que exemplo é que quer ser para os seus filhos: “Uma pessoa que luta pelos sonhos, uma pessoa que é determinada, quem tem empatia e coração e cuida das pessoas à sua volta. Eu quero garantir que os meus filhos sigam os seus sonhos, eu posso garantir que vão fazer e ser exactamente o que quiserem.”
Sobre representação: “Passei muito tempo a ser rejeitado”
Francisco Froes confessa que não foi fácil vingar na carreira de representação nos Estados Unidos, onde viveu bastantes anos: “Já passei por muitos momentos duros.”
“Estive muito tempo nos Estados Unidos, em Los Angeles e a pessoa passa muito tempo a ser rejeitado, a dar tudo o que tem e as coisas não arrancarem e a pessoa tem de manter a força, acreditar em si e não achar que está a seguir um caminho que não está certo.” Além disso garante que foi difícil gerir a família, a mulher e o trabalho.
O ator conta agora que passou anos à procura de uma agência nos Estados Unidos para poder ser contratado e ir aos castings e ter alguma hipótese. Cansado de esperar e sem resultados, assume: “decidi que ia começar a escrever e a produzir as minhas próprias coisas”. É aqui que surge o No Actor Parking, com o ator Tiago Felizardo.
As dificuldades de conseguir seguir na área da representação, o facto de trabalhar num restaurante, são vistas para si como benéficas: “Fizeram com que me transformasse de várias maneiras. Eu estava esforçado e focado e pensava: ‘Quando é que isto vai acabar? Mudar? Virar?'”. E remata: “Não era capaz de olhar ao espelho e saber que tinha desistido. É importante passar por certas coisas para sabermos representar, termos essa garra dentro de nós quando agarramos uma personagem.”
Recorda o divórcio dos pais: “É um bocado difícil lembrar-me”
Francisco Froes conta que os pais se separaram quando ele tinha cerca de 11 anos: “Foi duro, mas os nossos pais separam-se por alguma razão”. E acrescenta: “É a vida e está tudo bem e eu adoro os meus pais, mas é um bocado difícil lembrar-me destes momentos.
O divórcio fez com que reforçassem os laços com os filhos mas foi doloroso: “ver os dois a chorar e a sofrer”. Contudo, confessa: “Eu acho que eu consegui lidar bem com a situação e sempre tentei que tudo estivesse bem à minha volta”.
O ator de 35 anos recorda: “Os meus pais sempre tiveram um brilho nos olhos quando olharam para mim, sempre confiaram em mim, sempre me fizeram acreditar em mim.” E relembra também os maiores conselhos que aprendeu com os pais. Da mãe: “A paz interior – tudo o que procuramos está cá dentro”. Do pai, aprendeu a dar tudo de si.
Amor à primeira vista com Rita Castelo Branco
O ator, que ficou conhecido após participar em séries como Rebelde Way e Morangos com Açúcar, confessa que aquilo que vive com a mulher, Rita Castelo Branco, é amor à primeira vista: “Eu sempre soube que queria casar com a minha mulher e ter filhos com ela. Sempre foi uma coisa que ambicionei e que podia acontecer.”
Juntos há cerca de 15 anos, Francisco Froes recorda a história de amor. Amiga da conhecida Inês Aires Pereira, foram todos juntos passar o fim de semana ao Algarve: “A Rita estava lá e eu fiquei bastante apaixonado. Depois voltei a vê-la no Porto. Depois em Lisboa.” O ator confessa que ‘andava sempre a insistir’ até que Rita lhe disse que nunca iria acontecer nada.
Contudo, depois de um jantar na casa de Francisco, Rita esqueceu-se de um brinco. A tentar a sorte, o ator, posteriormente, levou a jóia para uma saída à noite e perguntou-lhe se era dela. Depois da resposta afirmativa, colocou o brinco na boca e disse: “Agora vem buscá-lo. E foi aí o nosso primeiro beijo”.
O casal começou a namorar quando 6 meses depois Francisco Froes recebeu a confirmação que ia entrar na Escola de Representação de Nova Iorque. Apesar do sofrimento, prometeram continuar a relação e viveram 5 anos à distância. Hoje em dia têm dois filhos fruto da relação.
O maior conselho que quer deixar para quem luta para vingar na representação: “Aguenta-te. Estás a fazer tudo bem”
Texto: Maria Constança Castanheira; Fotos: Redes Sociais
Siga a Revista VIP no Instagram