Leite Materno
Fortalece o sistema imunitário do bebé

Saúde e Beleza

O leite materno é o alimento naturalmente perfeito com benefícios para o bebé e para a mãe. Produzido pelo organismo da mãe, responde a todas as necessidades nutricionais que o seu filhote necessita

Sex, 26/06/2015 - 10:11

Sabia que o leite materno é uma nutrição dinâmica e que se adapta em tempo real à evolução do bebé desde o seu nascimento? Ou que, no início de cada mamada o leite é mais rico em água, para hidratar o bebé e para o final é mais rico em gordura com o objetivo de o saciar? O leite materno é o alimento naturalmente perfeito com benefícios para o bebé e para a mãe. Produzido pelo organismo da mãe, o leite materno responde a todas as necessidades nutricionais do bebé: é baixo em sódio, baixo teor proteico adaptado à imaturidade renal do bebé e contém o equilíbrio ideal de vitaminas, minerais (entre os quais o ferro que é fundamental para a formação dos novos tecidos), hidratos de carbono (cerca de 75% de lactose e oligossacáridos) que funcionam como energia rapidamente disponível para evitar hipoglicemia no bebé, enzimas e ácidos gordos essenciais (fundamentais para o desenvolvimento cerebral e acuidade visual). Pode dizer-se que o leite materno é a melhor fonte de nutrientes para o lactente, sendo considerado o padrão de referência para uma nutrição adequada.
 


O alimento exclusivo nos primeiros seis meses O leite materno fornece, por si só e em exclusivo, todos os nutrientes – nas quantidades e proporções adequadas – necessários ao crescimento e desenvolvimento durante os primeiros seis meses de vida. Adicionalmente, é a fonte láctea por excelência, mesmo depois da introdução de alimentos sólidos, devendo ser prolongado tanto quanto possível. É o alimento perfeito para alcançar um lactente e um futuro adulto saudável. A Organização Mundial de Saúde recomenda que o leite materno seja o alimento em exclusivo idealmente durante os primeiros seis meses de idade. Por ser rico em anticorpos maternos, fortalece o sistema imunitário ainda imaturo do bebé. É por esta razão que os bebés amamentados têm menor suscetibilidade a infeções bacterianas e a outras doenças comuns em crianças pequenas, como otites, rinofaringites e gastroenterites. Os bebés amamentados também desenvolvem menos alergias. Por outro lado, como é mais fácil de digerir e perfeitamente adaptado ao sistema digestivo do recém-nascido, diminui o risco de diarreias, obstipação e flatulência.


 

O que a mãe precisa de saber -Sabia que o principal nutriente que se modifica no leite materno é a proteína? -Sabia que a proteína é o componente mais abundante no organismo, a seguir à água? A qualidade única da proteína no leite materno é que o torna tão especial. No início o leite materno contém mais proteína porque as necessidades do bebé são mais exigentes para crescer rapidamente. E, mais tarde, a quantidade de proteína do leite materno vai diminuindo porque o crescimento do bebé é mais lento. Os especialistas e os investigadores consideram a proteína o nutriente mais importante, não só para o crescimento do bebé, mas também para o seu desenvolvimento e saúde. É tão importante, que a qualidade e a quantidade das proteínas que o bebé ingere na primeira infância têm impacto na sua saúde futura. Uma ingestão excessiva de proteínas durante os primeiros 1000 dias de vida pode representar um rápido ganho de peso e um risco acrescido de o bebé desenvolver obesidade no futuro. Os investigadores consideram que as proteínas do leite materno têm um papel importante na prevenção deste risco. Para além do facto de as proteínas contribuírem para a construção do corpo, dos músculos e até do cérebro do bebé, ajudam ainda a reduzir o risco de desenvolver alergias. As proteínas do leite materno desempenham um papel chave na modelação da saúde futura do seu bebé. Em resumo: as proteínas do leite materno são as melhores! A sua qualidade é tão elevada e a sua quantidade tão ajustada à idade e às necessidades do bebé em cada etapa do seu desenvolvimento. O leite materno é realmente incrível!

Clique aqui para saber mais

 
 Agradecimentos: Dra. Helena Canário, Nutricionista, Medical Advisor 

Siga a Revista VIP no Instagram