Maria Elisa
“Foi muito doloroso”

Famosos

Jornalista escreveu “Amar e Cuidar”, onde conta como cuidou da mãe que morreu de cancro

Qui, 27/09/2012 - 23:00

 “Foi um livro difícil de escrever. Às vezes o desanimo, as emoções…. Foi muito doloroso de escrever.” É assim que Maria Elisa descreve Amar e Cuidar, a obra que apresentou na terça-feira (18), no El Corte Inglés, em Lisboa, perante uma plateia lotada de amigos, família e médicos.

O livro é uma viagem pelo mundo do cancro. Além de estarem ali compiladas várias entrevistas conduzidas pela jornalista a médicos e doentes, é retratada também a sua experiência pessoal enquanto curadora da mãe, que viu morrer há cerca de dois anos vítima de um cancro na mama.

Ela foi o pilar da mãe. A mãe estava em casa dela e ela acompanhou-a diariamente”, explica o irmão, Francisco Domingues, que confessa que ajudou no que pôde, mas que o trabalho da irmã foi “fantástico”. “O meu filho e o meu irmão não só me apoiaram a mim como à minha mãe e isso foi muito importante para ela. A minha mãe teve todo o carinho que nós lhe podíamos dar ao longo deste processo tão doloroso”, diz a escritora, que por várias vezes durante a apresentação do livro, a cargo do bastonário da ordem dos médicos, José Manuel Silva, e da ex-jornalista, Maria Antónia Palla, emocionou-se. À apresentação faltou apenas o marido, Sanford Hartman, com quem casou a 4 de julho, em Lisboa.

Texto: Sónia Salgueiro Silva; Fotos: Helena Morais

Siga a Revista VIP no Instagram