Foi mamã há pouco tempo?
10 regras de ouro para proteger um recém-nascido

Nacional

Há aspectos que convém ter em atenção quando o bebé é muito pequenino. Saiba tudo

Qui, 17/01/2019 - 15:00

O nascimento de um bebé é um momento de grande alegria, no entanto, é necessário ter em atenção algumas medidas para proteger o recém-nascido. Aqui ficam as 10 que a enfermeira Cátia Godinho, do projeto A Nossa Mãe é Enfermeira, considera mais importantes:

1. Não o vista demasiado

O bebé tem o mesmo frio/calor que nós, com a diferença de que não tem a capacidade de regular a sua temperatura como acontece com as crianças mais crescidas e os adultos. O bebé vai absorver o calor que recebe. Se o vestirmos demasiado ele não tem mecanismos que lhe permitam um arrefecimento natural como acontece connosco, e se não lhe colocamos roupa suficiente ele vai gastar demasiada energia para tentar aquecer, muitas vezes sem sucesso.

Sugiro sempre aos pais que olhem para o bebé e se imaginem vestidos como ele: estariam confortáveis? Os recém-nascidos têm uma má circulação periférica, ou seja, têm tendência a ter sempre as extremidades frias. Para controlar a temperatura do bebé coloque a sua mão na nuca dele e avalie aí se há necessidade de o vestir mais, ou de o despir um pouco. Relembro que o sobreaquecimento é um dos fatores de risco para o Síndrome de Morte Súbita do Lactente.

2. Evite levar o bebé a sítios fechados e movimentados

Centros comerciais e afins são de evitar com um recém-nascido, em especial no inverno. Em locais fechados e com muita gente o bebé fica exposto ao ar «pesado» da ventilação do centro comercial e aos vírus que por ali «passeiam». Prefira jardins e locais arejados e pouco movimentados.

3. Co-sleeping em segurança

O bebé pode dormir com os pais se forem respeitadas uma série de regras de segurança (UNICEF co-sleeping seguro aqui) para prevenir o risco de Síndrome de Morte Súbita do Lactente e o risco de acidentes.

Veja aqui as restantes regras de ouro a ter em atenção. 

Fotos: D.R. 

Siga a Revista VIP no Instagram