Filipe Duarte morreu a 17 de abril de 2020, vítima de um ataque cardíaco fulminante, aos 47 anos. Esta quinta-feira, 17 de setembro, o ator foi distinguido com o prémio Sophia de Melhor Ator Secundário no filme Variações, atribuídos pela Academia Portuguesa de Cinema.
Na cerimónia que decorreu no Casino Estoril, foi Joana Solnado quem recebeu o prémio e, em nome da mulher do ator, Nuria Mencía, leu uma carta com uma sentida homenagem ao eterno Pipo, como era carinhosamente tratado.
«O Pipo desfrutou muito e foi feliz a fazer este filme [Variações] do princípio ao fim. Entendeu o porquê de fazer este personagem e deu o seu talento, coração e alma, como sempre. Desfrutou com cada um dos seus companheiros atores, realizador e a equipa técnica que tanto lhe encheu a alma», referiu.
«Muitas saudades»
Na longa-metragem do realizador João Maia, Filipe Duarte interpretava o homossexual Fernando Ataíde, que viveu um romance com António Variações, interpretado por Sérgio Praia. A história de amor foi aplaudida pela companheira do artista, que não pôde estar presente por motivos profissionais.
«Fazia tempo que não via no cinema uma história de amor que me emocionasse tanto como esta. Que maravilha. Muitas saudades. Viva o talento verdadeiro e o amor», concluiu.
Texto: Filipa Rosa; Fotos: Arquivo
Siga a Revista VIP no Instagram