Filipe Duarte morreu esta sexta-feira, dia 17 de abril, aos 46 anos, vítima de um enfarte do miocárdio. A notícia apanhou fãs, colegas e amigos do ator de surpresa e rapidamente as redes sociais se inundaram de homenagens.
Manuel Luís Goucha conhecia Filipe Duarte há muitos anos, tratando-se de uma das pessoas que mais admirava, como revelou no Instagram.
A última entrevista que o ator concedeu ao apresentador da TVI foi transmitida no dia 28 de dezembro de 2018, altura em que Filipe Duarte marcou presença no especial de Natal No Monte do Manel. O artista falou do percurso profissional e da família.
«Eu também estou muito contente por estar aqui. O que me fez vir aqui foi falar contigo, que ja não falávamos há muitos anos», começa por dizer o ator.
«Acho que a última vez que estivemos juntos foi num pequeno-almoço no Porto, por mero acaso, num hotel,», interrompe o marido de Rui Oliveira.
«Também porque já tinha estado num programa teu há muitos anos», continua. «Talvez na Praça da Alegria [RTP], no Porto. Meu Deus, já foi ha mais de 16 anos», interrompe, novamente, Manuel Luís Goucha.
Filipe Duarte nasceu em Angola, na Nova Lisboa, que agora se chama Huambo, onde o marido do apresentador da TVI também nasceu, mas veio para Portugal com 3 anos, no início da guerra fratricida. Nunca mais lá tinha voltado, até que tudo mudou.
«Nunca me passou pelo corpo, só quando lá estive»
«Fui a Moçambique filmar e fiquei com muita vontade de lá voltar. Soube-me muito bem animacemente, senti-me com muitas saudades do meu pai», conta.
«Nunca tinhas sentido esse apelo pelas raízes africanas?», pergunta Goucha. «Nunca me passou pelo corpo, só quando lá estive. Uma energia constante, foi de tal maneira que marquei logo viagem, quando cheguei a Lisboa, para Angola. Senti-me em casa. Fui a Huambo, a minha mãe não queria saber nada daquilo. Voltou lá também. Eles vieram muito magoados. Mas ainda bem que ela foi… procurou a paz e harmonia, esse contraste das coisas boas com o que lá passaram», atira.
Em relação à carreira profissional, o ator garante que gostou de fazer todas as personagens que teve ao longo do tempo. «Gostei de todas, talvez por serem tão escolhidas. Tive tanto prazer.»
«Como não tinha cunhas e foi tudo muito a pulso»
«Nunca te deslumbraste pela fama», atira o rosto da estação de Queluz de Baixo. «Como não tinha cunhas e foi tudo muito a pulso e com muita inquietude interior, nem tive tempo para isso», responde, acrescentando: «Não tive um percurso muito de ego, sempre procurei papéis que me entusiasmassem. É muito importante um ator estar bem na vida para depois representar a vida para os outros. A minha alegria está na minha família e no trabalho, nas coisas simples», remata.
«Exigente como pessoa e profissional. Daí a sua excelência. É das pessoas que conheço que mais admiro. Falo no presente se bem que saiba que a partir de hoje não mais poderei conversar com ele. É que há pessoas que não morrem enquanto houver memória», foi a legenda escolhida por Manuel Luís Goucha na publicação que fez no Instagram, homenageando o amigo que perdeu a vida esta sexta-feira, dia 17 de abril.
Filipe Duarte era casado com a atriz espanhola Núria Mencia, e pai de Antónia, de nove anos.
Recorde o ator na nossa galeria.
– Enfarte do miocárdio: os famosos que já sofreram um ataque cardíaco
Texto: Ivan Silva; Fotos: Impala e redes sociais
Leia a VIP sem sair de casa
Vivemos tempos de exceção, mas mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador. . . .
Eis os passos a seguir:
1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt
2 – Escolha a sua revista
3 – Clique em COMPRAR ou ASSINAR
4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA
5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento
6 – Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!
E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.
Siga a Revista VIP no Instagram