Filipe Duarte morreu, esta sexta-feira, aos 46 anos. O ator português, considerado por muitos um dos melhores da sua geração, não resistiu a um enfarte de miocárdio. A notícia apanhou amigos e colegas de surpresa.
«O Filipe? Não tenho palavras. Que notícia horrível. Um abraço à família. Nem imagino o que estejam a passar. Não tenho palavras. Que dia horrível», escreveu, nas redes sociais, o colega de profissão Nuno Lopes, um dos primeiros a reagir à partida de Filipe Duarte.
«Fod*-se. Inacreditável», disparou o humorista César Mourão, na secção de comentários daquela publicação. Já no seu perfil de Instagram, escreveu: «Inacreditável. Um dos melhores actores portugueses. Minhas condolências à família. Obrigado, Filipe.» «Triste notícia a morte de um colega. Um abraço de força à família», reagiu, por sua vez, Manuel Marques.
Daniel Oliveira, o Diretor-Geral de Entretenimento da Impresa, que detém a SIC, considerou a partida de Filipe Duarte «uma perda irreparável». «O Filipe era um dos melhores atores da sua geração, cuja marca do talento ficará para sempre entre nós. Em nome da SIC, onde o Filipe Duarte trabalhou em projetos como Fúria de Viver ou Teorema de Pitágoras, deixamos as nossas mais sentidas condolências à família e amigos do Filipe», disse o responsável da SIC.
Manuel Luís Goucha referiu-se a Filipe Duarte como alguém «exigente como pessoa e profissional». «Daí a sua excelência. É das pessoas que conheço que mais admiro. Falo no presente se bem que saiba que a partir de hoje não mais poderei conversar com ele. É que há pessoas que não morrem enquanto houver memória», homenageou. «Estou sem palavras…», disse apenas Fátima Lopes.
Iva Domingues também se mostrou em choque com a morte do ator. «Filipe, tu não! Estou sem palavras… Que tristeza imensa, meu Deus. Um abraço à família do Filipe.» A amiga e também apresentadora Rita Ferro Rodrigues foi uma das outras figuras públicas a reagirem nas redes sociais à notícia: «Não sei que dizer. 46 anos, ator incrível. 2020, és um sádico horrível. Não conhecia o Filipe pessoalmente, seguia a carreira dele com muita admiração há muitos anos. Lamento tanto. Um abraço apertado à família e amigos. Isto é tão horrível e injusto.»
«Não consigo acreditar! Filipe Duarte, nosso querido Pipo. Nem sei o que dizer, sinto-me triste, profundamente triste, em choque! A pessoa grande que és o ator maravilhoso que sempre foste!
Obrigada, meu querido Pipo», agradeceu Sílvia Rizzo, aplaudindo o colega.
José Mata seguiu os mesmos passos. «Não sou de homenagens pelas redes sociais mas o Pipo era dos Bons. Tinha e continuará a ter uma luz muito especial. Até sempre, Pipo», escreveu o protagonista da novela da SIC Nazaré.
«O melhor dos melhores. Um querido amigo. Até um dia, Pipo. Um beijinho à família», escreveu a cantora e amiga Sónia Tavares, mostrando-se igualmente de coração partido com a morte de Filipe Duarte.
«Incrédulo» disse-se também o ator Tomás Alves. Com poucas palavras, homenageou o colega: «Um abraço forte. Até já, Pipo.» Já Miguel Costa escreveu: «Meu Pipo. Estou sem palavras. Núria, estou convosco. Estou sem palavras…é tão injusto. F***-se! F***-se!»
Miguel Costa refere-se à atriz espanhola Núria Mencia, a mulher de Filipe Duarte. O ator deixa uma filha, Antónia, nascida em março de 2011.
Com uma longa carreira no cinema, teatro e televisão, Filipe Duarte podia atualmente ser visto na novela da Globo Amor de Mãe, em exibição na SIC.
(em atualização)
Texto: Dúlio Silva
Siga a Revista VIP no Instagram