Festival da Eurovisão
Vencedores vendem troféu por 838 mil euros para ajudar a Ucrânia

Internacional

A guerra na Ucrânia levou os vencedores do Festival da Eurovisão, originários desse país, a vender o troféu por 838 mil euros. O valor será usado para ajudar os militares a combater a invasão russa.

Seg, 30/05/2022 - 13:25

A guerra na Ucrânia levou os vencedores do Festival da Eurovisão, originários desse país, a vender o troféu que receberam por ganharem o certame. Os Kalush Orchestra arrecaradam 838 mil euros com um leilão, realizado no Facebook, do microfone de cristal.

O valor será usado para comprar o sistema aéreo não tripulado PD-2, que inclui três aeronaves e uma estação de controlo terrestre, para as Forças Armadas da Ucrânia, disse o apresentador de televisão Serhiy Prytula, que conduziu o evento.

Os Kalush Orchestra levaram a Ucrânia a vencer a 66ª edição do Festival Eurovisão da Canção, realizado em meados de maio, com a música “Stefania”.

Além da venda do troféu, o grupo realizou um concerto em Berlim, na Alemanha, para angariar fundos para material médico. “Acho que [a guerra] deveria estar sempre nas primeiras páginas, até que a paz chegue”, disse Oleh Psiuk, o líder da banda.

Texto: Ana Filipe Silveira; Fotos: DR

Siga a Revista VIP no Instagram