Alexandra Afonso foi a mulher que acompanhou os últimos anos de Fernando Gomes, conhecido por Bibota, nas alegrias, mas também nos piores momentos. “A minha âncora“, fez questão de dizer o antigo futebolista, em julho de 2020.
Antes disso, Fernando Gomes, que morreu este sábado, dia 26 de novembro aos 66 anos, já tinha passado pelo pior momento da sua vida. A filha mais velha, Filipa, tinha sido encontrada morta em casa, aos 32 anos. Foi na madruga de 17 de janeiro que tudo aconteceu. Nas cerimónias fúnebres, o ex-atleta era o espelho da dor, mas sempre amparado pela mulher da sua vida. As causas da morte não foram conhecidas. No entanto, desde então, o homem que ganhou duas Botas e Ouro da UEFA, uma em 1983 e outra em 1985, fez várias homenagens à filha. A última delas tinha sido a propósito da data que Filipa completaria 34 anos.
Esta súbita perda aconteceu poucos meses depois de Fernando Gomes, o melhor marcador ao serviço do FCP, com 437 golos, ter sido diagnosticado com cancro no pâncreas.
Perante tamanha dor, Bibota só voltaria a sorrir com o nascimento da filha, Maria Luísa, em maio de 2020, fruto do grande amor com Alexandra Afonso. Nas redes sociais, o antigo atleta, que até então poucas partilhas fazia, começou a mostrar alguns momentos com a menina e também com o filho mais velho, Martim que, tal como Filipa, nasceu da relação com Sílvia Nunes da Silva. Foi o caso do batizado da menina, a 22 de agosto de 2020, no Douro.
Fernando Gomes passou os últimos dois anos inteiramente dedicado à família, onde ganhava alento para enfrentar a doença. No entanto, em setembro, o destino pregou-lhe uma nova partida. No dia 6 de setembro, Bibota é internado nos Cuidados Intensivos depois de ter sofrido um AVC. Desde então, o seu estado de saúde agravou-se.
Este sábado, acabou por não resistir. Família, amigos, e todo o mundo do futebol mostraram o seu profundo pesar pela partida de Fernando Gomes, a glória que deixa um legado inesquecível no desporto nacional.
Leia também:
Fernando Gomes. Deixa Filha de dois anos.
Texto: Vânia Nunes; Fotos: Redes Sociais e arquivo Impala.
Siga a Revista VIP no Instagram