Felipe VI
Rei de Espanha infetado com covid-19

Realeza

O Rei de Espanha Felipe VI testou positivo à covid-19. O marido de Letizia teve “sintomas leves” da doença na “noite passada”

Qua, 09/02/2022 - 15:09

O Rei de Espanha Felipe VI testou positivo à covid-19, esta quarta-feira, dia 9 de fevereiro, depois de ter sentido “sintomas leves” da doença “na noite passada”.

A Casa Real divulgou um comunicado onde se lê: “Sua majestade, o Rei, testou positivo à COVID-19 num teste que foi realizado esta manhã, após apresentar sintomas leves desde a noite passada. (…) O estado geral de saúde de Sua Majestade é bom e irá manter a sua atividade institucional a partir da sua residência”.

De acordo com as regras do país vizinho, o teste positivo à covid-19 obrigará o monarca espanhol a permanecer em isolamento durante sete dias, nos quais as suas atividades oficiais previstas serão suspensas.

A Casa Real espanhola informa, também, que tanto a Rainha Letizia como a Infanta Sofia não têm sintomas, como tal, vão continuar as atividades agendadas. “Tanto sua majestade, a rainha, quanto sua alteza real, a Infanta Sofía, não apresentam sintomas e poderão continuar com as atividades planeadas normalmente, de acordo com os regulamentos estabelecidos. Ambas estarão sujeitas aos protocolos de acompanhamento previstos nestes casos.”

Casos no mundo da realeza

A Rainha Margrethe II da Dinamarca, de 81 anos, também está infetada com o coronavírus SARS-CoV-2. A monarca recebeu a dose de reforço da vacina contra a covid-19 em novembro e, segundo o palácio real, tem “apenas sintomas ligeiros”.

Na Eslovénia, o primeiro-ministro conservador, Janez Jansa, também divulgou ter testado positivo à covid-19 esta quarta-feira, dia 9 de fevereiro.

Texto: Mariana de Almeida com Joana Ferreira; Fotos: Reuters

Siga a Revista VIP no Instagram