O rei Felipe VI de Espanha celebra esta terça-feira, 30 de janeiro, 50 anos. O filho mais novo dos reis eméritos Juan Carlos e Sofia, desde pequeno que foi preparado para um dia vir a ser rei, o que aconteceu a 29 de junho de 2014, após o pai ter abdicado do trono. Tinha na altura 46 anos e foi o mais jovem rei da Europa.
Felipe é o mais novo de três irmãos. A mais velha é a infanta Elena e a segunda irmã é a infanta Cristina. Foi, sem dúvida, o filho mais desejado, especialmente para a rainha Sofia, que tanto desejou um menino. Dizem, inclusivamente, que o rei Felipe VI é o que tem o feitio mais parecido com o da mãe. Um orgulho que a rainha emérita nunca escolheu.
Nasceu na Clínica Nossa Senhora do Loreto, em Madrid, e no dia 8 de fevereio foi batizado, recebendo o nome de Felipe João Paulo Afonso de Todos os Santos de Borbón e Grécia. Todos estes nomes foram escolhidos em forma de homenagem aos seus antepassados, sendo que Todos os Santos foi recebido como continuidade da tradição da Casa Real.
O atual rei de Espanha estudou no Colégio Santa Maria de los Rosales, de Madrid, onde hoje estudam as suas filhas, a princesa Leonor e a infanta Sofia.
A 1 de novembro de 1977, na altura príncipe Felipe, recebe o título de príncipe das Astúrias e os títulos de príncipe de Girona e de Viana, títulos correspondentes aos herdeiros dos reinos de Castela, Aragão e Navarra cuja união formou no século XVI a monarquia espanhola.
Ao atingir os 18 anos Felipe jurou, perante as Cortes Reais, fidelidade à Constituição e ao rei, assumindo a plenitude do seu papel instituicional como sucessor da Coroa. É a partir dessa altura que começa a assumir os mais variados compromissos institucionais.
A 19 de junho de 2014 foi proclamado rei, tendo jurado, perante as Cortes Reais, desempenhar as funções de rei.
Por todo o seu comportamento e forma de estar, Felipe VI é muito querido dos espanhóis.
Veja a reportagem na íntegra na sua VIP, já nas bancas!
Fotos: Reuters
Siga a Revista VIP no Instagram