Fátima Lopes foi convidada da youtuber Helena Coelho para uma entrevista sobre redes sociais, questões ambientais e estilo de vida. Durante a conversa, a apresentadpra da TVI acabou por falar da infância em Moçambique.
Helena pediu que o rosto do canal de Queluz de Baixo desse algumas dicas aos portugueses sobre o meio ambiente. Desafio que Fátima mostrou estar pronta para responder
«A primeira: a separação do lixo. Quando eu digo separação é separação efetiva de tudo. Lá em casa eu sou uma chata com as questões ambientais», confessa.
«O menos possível do plástico, por favor. Não deitem fora os frascos de vidro, utilizem-nos para guardar as coisas e não tenham de usar tanto plástico. Muita guerra ao plástico, por favor», pede.
Na terceira dica, a apresentadora falou sobre a poupança da água. «Uma das coisas que mais me preocupa é a água, a quantidade que se desperdiça. Em tudo e mais alguma coisa», refere.
«Havia alturas em que nós estávamos uma semana sem água»
«Nós estamos habituados a abrir a torneira e a sair água, mas eu já vivi em África. Às vezes nós abríamos a torneira e não saia nada durante uma semana. Portanto, eu tenho um profundo respeito pela água», justifica. «São coisas muito simples, mas que fazem a diferença», conclui.
Quando questionada sobre a educação dos filhos, Beatriz, de 19 anos, e Filipe, de dez, Fátima Lopes contou que é muito atenta aos gastos e chama sempre a atenção.
«Continua a ser uma marcação, porque eles não sabem o que é não ter isso. Não lhes é tão fácil. Eu estou na cozinha e [a minha filha] abre a torneira para lavar qualquer coisa e abre com pressão máxima. Eu imediatamente ponho uma pressão pequenina», conta.
Nesta altura, o rosto das tardes da TVI volta a explicar que tudo se deve aos três anos que viveu em África, na infância. «Tem muita a ver com os três anos que vivi em Moçambique. Havia alturas em que nós estávamos uma semana sem água.»
Texto: Redação Win – Conteúdos Digitais; Fotos: Impala
Siga a Revista VIP no Instagram