Fátima Lopes é mãe de Beatriz, com 18 anos, e de Filipe, com nove.
Com o aproximar do início de um novo ano letivo, surgem as preocupações e tarefas de uma «transição exigente para todos» mas que com a devida organização, se resolvem tranquilamente.
«O desafio é fazê-los perceber que regressar à escola não é deixar de ser criança. É sim ter a oportunidade de aprender e crescer bem.», começa por dizer no blogue.
«Reciclar tudo o que for possível, para combater o desperdício e poupar. Depois levá-los connosco para comprarem os materiais escolares, dentro do orçamento que estipulámos. Isto tem a vantagem de poderem escolher as suas coisas e de se habituarem a gerir dinheiro.», continua.
«É importante que sejam eles a organizar o material. Supervisionamos, mas eles fazem. Nós ainda ficamos com muitas outras tarefas.», escreve a apresentadora.
«Ouvir e ler os nossos filhos»
Para que a relação pais/filhos funcione em equilíbrio, o rosto da TVI refere: «Estabelecer regras e fronteiras aos nossos filhos, fazê-los perceber porquê, dar afeto, mimo, colo e, acima de tudo, ter tempo para os ouvir. Cada vez mais acho que o maior segredo da educação está no ouvir e ler os nossos filhos.»
Fátima Lopes considera primordial o estabelecimento de pontes com os rebentos e, no seu ponto de vista, tal acontece apenas quando estes sentem que os pais têm disponibilidade para eles.
Estas ligações devem ser criadas desde o nascimento. «Assim que começam a falar, mesmo que seja num linguarejar próprio, o que mais querem é ser entendidos.», lê-se na publicação.
A apresentadora confidencia ainda que, para além de tudo isto, gosta e sente a necessidade de ter um tempo a sós com cada filho. «Ainda hoje mantenho esse hábito com a minha filha, que já tem 18 anos. Gostamos de ter as nossas conversas, sozinhas.», refere.
Por fim, a estrela televisiva aposta na criação de uma rotina e em ter tempo de qualidade em família.
«Começando as correrias da escola e trabalho, às vezes não é tão fácil manter a nossa antena sintonizada. Por isso, é bom que criemos, por exemplo, a rotina de fazer da refeição um momento de partilha, de estar efetivo. Tudo isto une, aproxima, facilita a educação, enriquece os afetos e enche o coração dos pais e filhos.», remata.
LEIA AINDA: Cristina Ferreira envia mensagem especial a Rita Pereira
Fotos: Reprodução Instagram
Siga a Revista VIP no Instagram