São cada vez mais as celebridades a confirmarem ter sofrido com a invasão de piratas informáticos, ficando impedidas de aceder às suas contas nas redes sociais. Fernanda Serrano, Andreia Dinis, e Sara Barradas são as mais recentes, mas há muitas outras figuras públicas que são vítimas desta rede.
Fernanda Serano tem neste momento a conta de Instagram limpa, mas ainda não se manifestou sobre o assunto. Sara Barradas, por sua vez, mostrou a sua revolta e deixa o alerta: “No dia 21 perdi completamente o acesso à minha conta. Recebi uma mensagem privada, pelo instadirect, supostamente, vinda do próprio Instagram, uma vez que a conta era certificada. A mensagem dizia que ia perder a certificação da minha página (símbolo azul) se não respondesse a algumas questões e não mudasse a password por segurança. Visto agora, com a devida distância, parece só estúpido eu ter caído em tal esparrela, mas no momento não pensei assim e, infelizmente, não fui só eu. Aconteceu o mesmo a vários colegas meus, atores, e o intuito era extorquir dinheiro”, explicou a atriz, que perdeu nesse momento o acesso à conta, recuperando-a mais tarde.
“Só estou a contar tudo isto para alertar toda a gente para não abrirem mensagens duvidosas ou mesmo que vos pareçam credíveis (como foi o meu caso). Não cliquem em links nenhuns e, acima de tudo, não mudem as senhas, não forneçam os vossos dados! Eles ANDEM aí… Obrigada a quem me ajudou.”
Outros famosos pirateados
Andreia Dinis também é uma das figuras públicas que viu desaparecer a sua conta de Instagram. “A semana passada, piratearam a minha conta, pela primeira vez. Consegui recuperá-la, para a ver pirateada uma segunda vez, no dia seguinte. Até ao momento, ainda não a consegui recuperar. São momentos nossos, partilhados com os nossos seguidores, para algum pirata informático se sentir no poder de os roubar”, escreveu indignada.
“Assustador o que está a acontecer no Instagram. A mesma plataforma tem-se mostrado ineficaz na resolução destes problemas”, acrescentou.
Depois de de um ataque informático, Joana Solnado ficou incontactável através do Instagram. Foi a amiga Benedita Pereira que lançou o alerta: “Atenção, piratas à solta! A página da Joana Solnado foi roubada.”
Em setembro, Sónia Brazão foi surpreendida ao ver a sua conta limpa sem seguidores nem qualquer imagem partilhada. A atriz foi obrigada a criar uma nova conta na mesma rede social. “Entraram-me na conta e depois enviaram-me mensagens a pedir dinheiro. Estou à espera que o Instagram resolva o problema. Vamos esperar, se não bola para a frente”, explicou num vídeo partilhado na nova página que criou.
Há ainda alguns famosos, como José Mata, que não chegaram a perder o acesso às redes sociais, mas terão sido vítimas da mesma tentativa de roubo de identidade, tendo denunciado a situação.
Texto: Filipa Rosa; Fotos: Instagram
Siga a Revista VIP no Instagram