No topo da lista das famílias reais europeias mais dispendiosas está a casa real britânica, com 46,6 milhões de euros anuais, avança o estudo realizado pelo catedrático Herman Matthijs, da Universidade Livre de Bruxelas. Em segundo lugar, está a família real holandesa, com 39,6 milhões. Assim, Isabel II de Inglaterra e Beatriz da Holanda são as soberanas que mais custam aos súbditos.
Depois das casas de Windsor e de Orange segue-se a Noruega (28), a Bélgica (13,7), a Dinamarca e a Suécia (12). Espanha (8,9) e Luxemburgo (8,7) são as duas monarquias mais "baratas".
Os elevados valores dos Windsor, em comparação com os "míseros" 8,7 milhões de euros da casa real luxemburguesa estão a causar alguma polémica, especialmente devido à crise financeira mundial que atravessamos.
Esta discrepância levou alguns especialistas a analisar e questionar as contas das casas reais europeias. As monarquias recebem anualmente um montante que se destina a gastos pessoais e outros de carácter oficial, como a segurança dos membros da família, deslocações, manutenção dos palácios e ordenados dos funcionários.
Texto: Bruno Seruca; Foto: Reuters
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
3Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
4Nacional
Marco Paulo
Afinal, irmãos e sobrinhos ainda podem conseguir ‘reclamar’ parte da fortuna: “Se assim for…”