Fábio Coentrão cumpria uma tradição junto de familiares e amigos ao juntar todos a comer no chão da sala. A imagem da ceia de Natal do lateral do Sporting, cedido pelo Real Madrid, publicada nas redes sociais foi amplamente partilhada e alvo de piadas e criticas por parte de alguns seguidores, que não percebiam a razão de ser de estarem todos a consoar… sentados no chão. Mas, afinal, a explicação é simples.
O antigo jogador do Benfica cumpria a tradição natalícia da zona de onde é natural: as Caxinas, em Vila do Conde, conforme fez questão de recordar o site do «Observador» republicando um texto da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim:
«O Natal é uma época marcante na comunidade piscatória da Póvoa de Varzim. Tempo de encanto, de alegria e tradições muito próprias, de grande significado para a gente do mar (…) A ceia, uma mistura de prazer da mesa e culto religioso, era um festival permanente de boa disposição, de cantorias e recordações. Lembravam-se vivos e mortos, com algumas orações a preceder a refeição maior. Para o pescador poveiro, na noite de consoada, o ruivo e o peixe seco eram pratos “obrigatórios”. Toda a gente comia no chão e geralmente na cozinha, onde a lenha do fogão servia de aquecimento central».
Leia mais: Mulher come as cinzas da mãe na ceia de Natal
Fotos: D.R.
Siga a Revista VIP no Instagram