José Rodrigues dos Santos é o escritor mais lucrativo do panorama literário nacional. De acordo com as contas feitas pelo Correio da Manhã, o jornalista e pivô da RTP deverá, após a chegada do seu mais recente romance, O Reino do Meio, chegar à marca dos 100 milhões de euros em vendas. Os 23 livros editados por Rodrigues dos Santos já renderam 95 milhões de euros.
Números impressionantes… mas que se traduzem em valores mais “modestos” (por assim dizer) que vão para aos bolsos de José Rodrigues dos Santos: de acordo com o CM, o jornalista já terá recebido cerca de 15 milhões de euros em direitos de autor. Isto porque os autores de obras literárias recebem, em média, 15% do valor de venda de cada exemplar.
Êxito mundial
Quando, em 2002, lançou o seu primeiro romance, A Ilha das Trevas, nada fazia prever que José Rodrigues dos Santos se viesse a tornar um dos nomes portugueses que mais livros vende. Foi em 2005, com O Codex 632, uma obra de ficção histórica com algumas semelhanças com o estilo do romancista Dan Brown, que o jornalista iniciou uma carreira literária que já lhe rendeu milhões. Os 23 livros já publicados de José Rodrigues dos Santos já chegaram aos 2,28 milhões de exemplares vendidos… só em Portugal.
Lá fora, José Rodrigues dos Santos já terá vendido cerca de dois milhões de exemplares (só em França chegou à marca de um milhão). O escritor português e rosto das notícias da RTP1 já esteve no top de vendas de países como Canadá, França ou Bulgária.
Fotos: Impala
Veja também
Estado de saúde de Salvador Sobral agrava-se
Rainha Sofia almoça com Marcelo Rebelo de Sousa
Catarina Furtado prega partida a enteado
A atleta mais sexy do mundo vem do golfe
Siga a Revista VIP no Instagram