Exercício Físico
Treinar em casa: as dicas e os alertas do personal trainer José Cabim

Entrevista

Estivemos à conversa com o personal trainer José Cabim, que nos falou sobre a nova realidade dos treinos a partir de casa, bem como alguns dos perigos inerentes quando os exercícios são mal feitos.

Seg, 30/03/2020 - 14:56

A pandemia do novo coronavírus mudou, por completo, a vida das pessoas. Porém, temos de encarar esta nova realidade com a mesma força de antes, começando por permanecer em casa, como pedem as autoridades de saúde, até que seja possível ver «a luz ao fundo do túnel». E é a partir de casa que podemos continuar a fazer algumas das coisas que preenchiam a nossa rotina. Treinar é uma delas. 

Estivemos à conversa com o personal trainer José Cabim, que nos deu algumas dicas e falou sobre estes novos tempos que se vivem.  

VIP – Muitas pessoas não se sentem motivadas para treinar em casa. Como combater isso?

José Cabim – Creio que esta conjuntura nos dá uma série de boas razões para nos mantermos motivados. Primeiro, a necessidade de permarnecermos saudáveis e estarmos fortalecidos mais do que nunca. Este é, por si só, um grande motivo para estarmos focados no treino e cuidarmos de nós. Para além disso, é importante que, mesmo em casa, mantenhamos uma disciplina, definindo um horário para treinar. Se tivermos uma agenda organizada, com horas e tarefas definidas para tudo, mais facilmente conseguimos ser eficazes e isso é válido também para a nossa atividade física.

O que é que as pessoas podem aproveitar lá em casa para fazer parte do treino? 

Antes de mais, gostava de deixar um alerta importante uma vez que estamos a assistir a uma partilha incessante de treinos por parte de todas as pessoas, sendo que muitas delas não são profissionais desta área e muitas vezes não estão a executar bem os exercícios, logo não estão a dar o melhor exemplo. Bem sei que a intenção é a melhor, mas na hora de consumirmos estes planos de treino convém sabermos distinguir os que são orientados por personal trainers credenciados e os que não são, garantindo que não haverá nenhuma lesão e que os exercícios são os mais apropriados. 

Depois, respondendo à pergunta, com criatividade e vontade tudo pode ter uma utilidade no treino, desde um garrafão de água, o peso corporal do filho pequeno, uma mochila com pacotes de arroz… as conjugações e hipóteses são imensas e na minha página vou dando algumas dicas sobre isso. 

Numa altura em que as pessoas estão fechadas em casa, podem haver excessos na alimentação. Que dicas nos pode dar?

Aconselho sempre que os planos alimentares sejam prescritos por um profissional da área – nutricionista – e, caso já tenham já um plano alimentar prescrito, mantenham o foco e a disciplina. O único conselho que possa deixar é que tenham atenção às quantidades, que se mantenham hidratados, e que tenham mais atenção à quantidade de calorias ingeridas uma vez que estamos (supostamente) mais inativos, logo com um gasto calórico inferior. 

Como é que os personal trainers veem esta situação? Está preocupado? 

Obviamente que esta situação compromete as condições em que eu e os meus colegas desempenhamos as nossas funções, mas acredito que deveremos olhar para este momento como uma oportunidade de melhoria e investimento pessoal. O foco é a nossa e a saúde de todos e eu estou a reinventar-me para poder estar ao lado (sem estar) dos meus clientes e das pessoas que quiserem melhorar a sua condição física e de saúde. Por isso, criei uma página profissional no Instagram onde disponibilizo vídeos de treino e faço aulas em direto.

Em que dias são os seus treinos online?

Não tenho dias definidos para já. O que tenho feito é envolvido os seguidores, perguntando-lhes sobre o melhor dia e hora para treinarmos e consoante a votação o treino em direto acontece. É uma questão de irem acompanhando a página, até porque vão haver novidades.

Acompanhe aqui os treinos de José Cabim. 

Texto: Ivan Silva; Fotos: DR

Leia a VIP sem sair de casa

Vivemos tempos de exceção, mas mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador. . . .

Eis os passos a seguir:

1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2- Escolha a sua revista

3 – Clique em COMPRAR

4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 – Não tem conta PayPal? Não há problema! Pode pagar através de transferência bancária!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

 

 

 

Siga a Revista VIP no Instagram