Ex-mulher fala de João Ricardo
«Nós separámo-nos, não porque deixámos de gostar um do outro»

Nacional

João Ricardo morreu há um ano e Paula, a ex-mulher do ator, esteve com o filho de ambos, Rodrigo, no programa de Júlia Pinheiro

Sex, 23/11/2018 - 20:20

Além de Rodrigo, Paula, a ex-mulher de João Ricardo, também foi entrevistada por Júlia Pinheiro. Durante a conversa a sós com a apresentadora, a mãe do filho do ator recordou a mensagem que o João deixou para o filho, o apoio da ex-namorada, Mafalda, e a razão da separação devido ao trabalho.

Após a operação, «o João não era a mesma pessoa e isso sentia-se na relação do Rodrigo com o João. O Rodrigo dizia-me: ‘O meu pai não morreu no dia 23 de novembro. O pai para mim morreu no dia 7 de outubro’, que foi no dia em que foi operado».

A crise do ator fez com que a relação com o filho mudasse «200 por cento a partir desse dia». «Aquela cumplicidade acabou nesse dia. Às vezes pergunto-me se ele nessa altura teria alguma noção da gravidade da doença dele e se não seria uma forma de proteger o Rodrigo, sentia que ele se ia libertando aos poucos.»

«Foi a mulher que esteve na cabeceira do João»

Paula falou também sobre Mafalda, uma ex-namorada do ator que esteve ao seu lado nos últimos dias de vida. 

«Há uma pessoa muito especial que curiosamente foi uma namorada do João, que é a Mafalda. Ainda nada disto tinha acontecido, tive a oportunidade de a conhecer e gostei imensa dela. De tal forma que a madrinha do Rodrigo morreu e eu convidei a Mafalda para madrinha do Rodrigo. É um anjo da guarda. Foi a mulher que esteve na cabeceira do João e que se mudou de armas e bagagens para o lado dele.»

Sobre a mensagem de João Ricardo deixou para o filho, Rodrigo, dia 13 anos, Paula revela:

«Das últimas vezes em que o João ainda verbalizada, apertou-me a mão e disse-me: ‘Nunca te esqueças de nós e cuida do Rodrigo.’ O João sabia que eu o ia fazer e que a memória dele nunca seja esquecida e nunca será». 

«O João estava a jantar com o Rodrigo quando se sentiu mal»

Paula nunca pensou que João Ricardo tivesse um problema de saúde grave. «Eu percebi na semana anterior que alguma coisa não estava bem quando, numa quarta-feira, era dia de o João ir buscar o Rodrigo à escola e ele não apareceu. Telefonaram-me do colégio a dizer que o Rodrigo estava sozinho. Confesso que não me passou pela cabeça que fosse um problema de saúde, mas alguma coisa se passasse. No dia seguinte, ligou-me a pedir desculpa e a dizer que não sabia o que se tinha passado mas que não se tinha lembrado.»

O ator jantava com o filho quando se sentiu mal e foi internado. «O João estava a jantar com o Rodrigo e com amigos quando se sentiu mal e foi de urgência para o hospital. Tentei sempre não esconder nada ao Rodrigo e ele pediu sempre para não lhe esconder nada. Foi o Rodrigo que me ligou a dizer que o pai se tinha sentido mal e que estava no hospital.» 

«O Rodrigo foi uma prova de amor»

Antes de Rodrigo, Paula já tinha uma filha, fruto de uma relação anterior. «Eu já tinha uma filha, a Carolina, e não queria ter mais filhos. O João queria muito ter um filho e pediu-me muito. O Rodrigo foi uma prova de amor. Foi um menino muito planeado, muito desejado e muito amado.»

Os quatro anos de vida ao lado de João Ricardo foram «intensos, emocionantes». «Teve momentos muito bons, o João apaixonado é aquele homem que nos traz a lua e as estrelas. Havia muita ausência, o nosso relacionamento começou quando o João começou a trabalhar muito em televisão, a figura dele tornou-se cada vez mais ausente. Senti-me cada vez mais sozinha e a relação foi-se diluindo. Nós separámo-nos, não porque deixámos de gostar um do outro, mas porque deixámos de ter um projeto de vida em comum.»

VEJA AINDA: Rodrigo dá a primeira entrevista e recorda o pai com emoção 

Texto: Redação WIN – Conteúdos Digitais; Fotos: Impala e reprodução Instagram

Siga a Revista VIP no Instagram