Eurovisão 2018
Sílvia Alberto quer vestir estilistas nacionais

Nacional

Sílvia Alberto e Filomena Cautela conduziram a cerimónia do sorteio das semifinais do Festival Eurovisão da Canção. Os espectáculos podem ser um palco privilegiado para a moda nacional… pelo menos esse é o desejo de Sílvia.

Seg, 29/01/2018 - 17:02

Sem nervosismo e com muito boa disposição, Sílvia Alberto e Filomena Cautela deram o pontapé de saída oficial na contagem decrescente para o Festival Eurovisão da Canção. A menos de 100 dias da primeira semifinal (8 de maio), a dupla conduziu o sorteio que determinou a distribuição dos países pelas duas semifinais.

Após a cerimónia, que aconteceu nos Paços do Concelho, Sílvia Alberto explicou que o nervosismo começou quando soube que ia ser uma das apresentadoras do Festival da Eurovisão. «Vou repartir o palco com três apresentadoras fantásticas [Filomena Cautela, Daniela Ruah e Catarina Furtado]. Neste caso, a Daniela foi promovida a apresentação. Ela é uma atriz extraordinária, que trabalha imenso. São três apresentadoras infalíveis, muito profissionais, que me vão dar imensa segurança. Acho que nos vamos divertir muito a partilhar o palco.

Sílvia, que elegeu um modelo preto Karen Millen, para esta cerimónia, transmitida em direto para toda a Europa, levantou o véu sobre quais poderão ser as escolhas das apresentadoras – no que toca a moda – para o certame internacional.

«Ainda está no segredo dos deuses, é uma questão a ser debatida. Não sei se serão [estilistas portugueses] na sua totalidade – eu gostaria – mas seguramente teremos estilistas nacionais a conceber a imagem das apresentadoras na Eurovisão», explicou o rosto do programa da RTP1, «Os Extraordinários», elogiando ainda a qualidade dos criadores lusos. «Como são duas semifinais e uma final iremos tentar diversificar. Temos grandes criadores e gostaríamos de mostrar o trabalho que é feito em Portugal», contou.

Filomena Cautela e a confiança em Sílvia Alberto

A apresentadora do «5 Para a Meia-Noite» elegeu uma criação da dupla portuguesa Alves/Gonçalves para a cerimónia. Filomena Cautela, que também vai conduzir a final do Festival da Canção, a 4 de março, em Guimarães, em parceria com Pedro Fernandes, fez questão de referir a relação próxima que tem com Sílvia Alberto.

«Fiquei muito contente por estar com a Sílvia. Acho que estamos muito seguras uma com a outra. Sabemos que, se houver algum problema, nós confiamos muito uma outra. Isso é muito fixe», explicou.

Como vão estar distribuídos os países?

Portugal, tal como o grupo Big Five (Reino Unido, Alemanha, Espanha, Itália e França) está diretamente apurado para a final de 12 de maio. O sorteio que se realizou esta segunda-feira serviu para distribuir os restantes 37 países pelas duas semifinais, bem como a divisão dos mesmos pela primeira segunda metades do espectáculo.

A ordem específica será determinada pela produção do espectáculo, após estarem apuradas todas as músicas a concurso.

PRIMEIRA SEMIFINAL: 8 DE MAIO

Primeira parte: Bielorrússia, Bulgária, Lituânia, Âlbania, Républica Checa, Bélgica, Islândia, Azerbeijão, Israel, Estónia

Segunda parte: Suíça, Finlândia, Áustria, Irlanda, Arménia, Chipre, Croácia, Grécia, República da Macedónia

SEGUNDA SEMIFINAL: 10 DE MAIO

Primeira parte: Rússia, Sérvia, Dinamarca, Roménia, Austrália, Noruega, Moldávia, São Marino, Holanda

Segunda parte: Montenegro, Suécia, Hungria, Malta, Letónia, Geórgia, Polónia, Eslovénia, Ucrânia

Texto: Raquel Costa; Fotos: Marco Fonseca

Siga a Revista VIP no Instagram