Marcelo Rebelo de Sousa garantiu na manhã deste sábado que marcará presença no último adeus a Eunice Muñoz, que morreu nesta sexta-feira, 15 de abril, aos 93 anos. Em declarações aos jornalistas na ilha de São Jorge, nos Açores, o Presidente de República disse ainda que vai assinar o decreto de luto nacional pela morte da artista.
“Tenho de assinar logo no aeroporto o decreto do luto nacional da Eunice Muñoz para entrar em vigor já amanhã, embora só produza efeitos na terça-feira, dia do funeral”, explicou Marcelo Rebelo de Sousa. Confrontado com uma possível transladação do corpo para o Panteão Nacional, chefe de Estado respondeu que não se querer “imiscuir numa decisão da Assembleia da República”.
As cerimónias fúnebres de Eunice Muñoz vão acontecer na Basílica da Estrela, em Lisboa, na segunda-feira, dia 18, e terça-feira, 19. O corpo segue depois para o cemitério do Alto de S. João, onde, pelas 17h00, será cremado. O velório vai decorrer entre as 17h00 e as 22h30 de segunda-feira, e entre as 10h00 e as 15h00 de terça-feira.
Marcelo Rebelo de Sousa foi um dos primeiros a lamentar a perda de uma “referência nacional, admirada e respeitada por todos os portugueses”. “Portugal está de luto. Habituámo-nos a que Eunice Munõz era eterna”, disse o Presidente da República sobre a atriz, recordando a vida dedicada “ao teatro, mas também ao cinema, à televisão, à cultura de Portugal e aos portugueses”. “Não a esquecemos, nunca a esqueceremos, estará sempre no nosso coração”, terminou Marcelo, no dia da morte de Eunice.
Revelada causa da morte de Eunice Muñoz
Eunice Muñoz morreu vítima de uma paragem cardiorrespiratória, avança a TVI. Segundo a mesma estação de televisão, ainda houve uma tentativa de reanimação, mas sem sucesso.
A consagrada atriz tinha 93 anos e encontrava-se no Hospital de Santa Cruz, em Lisboa.
Leia mais aqui.
Texto: Ana Filipe Silveira; Fotos: DR
Siga a Revista VIP no Instagram