Aquilo Em Que Eu Acredito é o novo livro de Helena Sacadura Cabral e foi apresentado apenas um mês depois de a escritora ter perdido o filho, Miguel Portas, aos 53 anos, vítima de um cancro no pulmão. A dor ainda é muito recente e as saudades do eurodeputado do Bloco de Esquerda são muitas. “Lido com as saudades com dificuldade. Um dia de cada vez, um degrau de cada vez. Tento fazer aquilo que ele gostaria que eu fizesse: continuar a viver, a trabalhar, a tratar dos vivos, a tratar dos netos, a tratar dos outros filhos. Fazer o que qualquer mãe faz”, solta, emocionada, para depressa recuperar a postura e relativizar a sua dor: “Há casos bem piores do que o meu. Eu ainda gozei de um filho cinquenta e tal anos. Há pessoas que não têm essa sorte.”
O livro é uma compilação de textos de Helena Sacadura Cabral sobre os valores e as atitudes em que acredita. Demorou cerca de dois anos a ser elaborado e, por isso, grande parte dele foi escrito durante a doença do filho. Apesar disso não lhe é dedicado. “Tem uma lembrança do Miguel, mas é dedicado aos meus irmãos e aos meus pais. É sobretudo ao meu irmão mais novo e à minha cunhada, que foram quem me acompanhou neste período mais difícil”, revela. Apesar de contar com o apoio da família neste momento de dor, a escritora deixa claro que tem de se recompor rapidamente. “Não me posso dar ao luxo de contar muito com os outros porque neste momento a minha família é que precisa de mim. O Paulo [Portas] precisa que eu não o preocupe para poder ter a vida profissional dele sossegado. Os netos estão a acabar o ano em Bruxelas e precisam, quando voltarem, de uma avó firme.”
Com uma atitude muito positiva perante a vida, a questão que se impõe é onde Helena Sacadura Cabral vai buscar tanta força. A resposta está, claro, nas crenças que tem e que revela nesta obra. “Tenho uma relação especial com a parte de cima que me envia uns fluxos positivos e umas vitaminas. Sou uma mulher forte, aguento os embates. Mas com a ajuda das alminhas de cima, e dos meus amigos que estão lá em cima, do meu pai e da minha mãe, tudo se vai resolver. Tenho a certeza que devem estar neste momento muito satisfeitos a conversar com o neto”, solta.
Aquilo Em Que Eu Acredito foi apresentado na Fnac do Chiado perante vários amigos da autora, que fizeram questão de estar a seu lado. Fátima Lopes, Teresa Caeiro, João Braga, Ana Mesquita, Rosalina Machado, foram alguns dos presentes.
Texto: Sónia Salgueiro Silva; Fotos: Helena Morais
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
3Nacional
Marco Paulo
Herdeiro faz mudanças na quinta e despede empregados que acompanhavam o cantor há anos
-
4Nacional
Fanny Rodrigues
Após o fim de ‘Somos Portugal’ e sem lugar na TVI, atira: “Tive a sorte de ser convidada…”