Simão Morgado
Está radiante com a chegada do primeiro filho

Famosos

“Já sentia vontade de ser pai”

Sex, 07/02/2014 - 0:00

Aos 34 anos, o nadador olímpico Simão Morgado prepara-se para o desafio da sua vida: ser pai. A namorada, Sara Fraga, está grávida de três meses e meio, e a grande mudança que o futuro pai tem sentido são os enjoos e o apetite estranho da nutricionista. Explicando que não tem preferência quanto ao sexo do bebé, o atleta lá vai dizendo que quer ensinar a criança a fazer desporto e a gostar de brincar ao ar livre.

VIP – Agora vem aí um grande desafio. Vai ser pai! Como está a viver estes dias?
Simão Morgado – Ainda é muito recente, a Sara está de três meses e meio, e ainda não mudou muito, ainda não se nota a barriga. Acredito que quando ela começar a ganhar barriga, eu vá sentir mais a paternidade e isso vá mexer mais comigo. Apercebo-me que a vida dela mudou completamente, a forma de ela estar é diferente, anda mais cansada e tem bastantes enjoos. De resto, ainda não senti muito bem a paternidade. Ainda não penso muito nas coisas, onde vai ficar o quarto, se vamos ter de mudar casa, de carro…

Ser pai já era um desejo?
Sim, com 34 anos já sentia essa vontade.

Tem preferência por menino ou menina?
Não. Eu quero é que venha com saúde. A Sara também não tem preferência. Eu quero ter mais filhos, portanto…

O que gostava de lhe ensinar?
Quero incutir-lhe o gosto pelo desporto e pela vida ao ar livre. Não quero que seja uma criança que fique fechada em casa a jogar computador, quero que saiba andar de bicicleta, que saiba nadar. O desporto é uma ótima base para tudo! Forma a mentalidade, também… Sim, eu aprendi muito com a natação. Deu-me disciplina, responsabilidade, a capacidade de fixar objetivos, cumprir horários… No início, vou ensinar- lhe as coisas básicas; depois, ele seguirá o desporto que quiser. Não o vou obrigar a ser nadador, nem pouco mais ou menos, porque é uma vida difícil, e eu sei o que os meus pais passaram para eu ter a vida que tenho hoje. Não nos arrependemos de nada, mas é uma vida que requer sacrifícios.

Como nasce a sua relação com a água?
A paixão vem desde sempre. Não me lembro quando comecei a gostar de água, mas sei que ainda não praticava natação e já gostava de praia. A natação apareceu um bocado por acaso, porque na minha escola havia a modalidade e os meus pais incentivaram-me a aprender a nadar. Depois, alguém reparou que eu tinha talento e comecei a competir. Era uma ocupação dos tempos livres, apenas.

E nunca pensou em ser olímpico?
Não. Eu aprendi a nadar também porque adorava surf. Lembro-me de ser pequeno e fazer férias na praia das Maçãs, em Sintra, e de, na altura, querer uma prancha de bodyboard, mas os meus pais não ma deram por terem receio.

Acabou por ser atleta olímpico em vez de surfista?
A vida de surfista também é muito apetecível. Ainda hoje faço surf, apesar de ser mais difícil porque tenho o dia mais ocupado. Mas a natação escolheu-me e já me deu muita coisa: muitas viagens e muitos prémios. Mas, apesar de todo o sucesso, ser nadador olímpico não traz nem reconhecimento nem dinheiro.

Não é possível ainda viver da natação?
Pois não. Eu hoje já não penso no meu futuro na natação. Vou, talvez, tentar mais uns jogos, mas agora resolvi parar um pouco. Estou há quatro meses parado porque tinha outros objetivos nos quais me quis empenhar. E, como estou muito ocupado, não sinto muitas saudades de ir para a água.

Imagino que esteja ocupado com a sua empresa de fatos de banho, a Skulling?
Sim. Reparei que havia espaço para criar fatos de banho inovadores e personalizados. Temos uma coleção nossa que o cliente pode comprar através da Internet. Não temos, e não vamos ter um espaço físico, mas contamos ter um showroom onde o cliente pode ir ver as nossas peças. Vendemos muito para grupos, associações. Temos tido muito sucesso.

Vocês mostraram os vossos modelos no Splash, programa onde foi jurado. Foi uma boa montra?
O Splash deu a conhecer a marca, embora os produtos que lá mostrámos não sejam o típico do que fazemos. Mas entrámos na casa de milhões de pessoas e isso foi fantástico.

Para si, ter sido jurado no programa também foi bom a nível pessoal?
Trouxe-me reconhecimento, porque os desportos amadores não têm visibilidade no nosso país. Eu gostei muito e voltava a participar num programa deste tipo, que tenha a ver com desporto e com o mar. Paralelamente, estava a tirar engenharia civil.

Como está o curso?
Faltam duas cadeiras para terminar o curso. Eu quero terminá-lo. Gosto muito da parte da reabilitação urbana, de acompanhamento de obra.

Também gosta de bricolage?
Sim, gosto de mexer em coisas, de desmontar, montar. Eu sou uma pessoa simples, com gostos normais. Gosto de praia, desporto, de engenhos. Tive de aprender, devido ao meu negócio, a parte de produção. Portanto, sei pegar numa máquina de costura e costurar.

Uma vez que vai ser pai, já pensou se vai construir o berço do bebé, ou costurar-lhe uma roupinha?
Não sei, quem sabe? Não pensei muito nisso, ainda. Não tenho tido muito tempo e não sei se vou ter tempo para me dedicar a essas brincadeiras, mas era giro! Entretanto, é embaixador da saúde ambiental.

Acha que isso o vai fazer ser um pai mais consciencioso?
Sim. Eu já estava muito atento a muitos pormenores, porque a Sara é nutricionista. Mas agora estou alerta para outras situações.

Sendo a Sara nutricionista, como está ela a viver esta gravidez? Tem tido muitos desejos?
Muitos. A Sara sempre foi muito regrada e disciplinada com aquilo que come. Mas agora descarrilou completamente. Ela já sentiu que comer o normal não chega. Tem de ingerir mais calorias. Tem desejos muito fora do comum como, por exemplo, acordar às 9h da manhã e comer uma pizza. E ela quase não tocava em pizzas.

Ser pai muda completamente a vida. Está preparado para isso?
Ainda não estou preparado. Os meus amigos mais próximos já todos foram pais e eles todos me alertaram já para muitas coisas. Eu tenho de estar preparado e fazer o que for preciso.

E agora, casar é ainda mais importante para vocês?
Nós queremos casar e faz todo o sentido. Mas a Sara está grávida, portanto, não será nos próximos tempos, mas será em breve.

Texto: Sónia Salgueiro Silva; Fotos: Bruno Peres; Produção: Romão Correia; Cabelos e Maquilhagem: Vanda Pimentel, com produtos Maybelline e L’Oréal Professionnel

Siga a Revista VIP no Instagram