Desde que Felipe se casou com Letizia, há 14 anos, que a imprensa espanhola dá conta de um mal estar entre a rainha e a família do marido.
A antiga jornalista estará de costa viradas para os sogros, os reis eméritos Juan Carlos e Sofía e para as cunhadas, as infantas Elena e Cristina. E eles também não morrem de amores por ela.
Esse incómodo ficou bem visível na zanga pública entre Letizia e Sofia, no final da missa da Páscoa, em Palma de Maiorca, em abril.
«Felipe, divorcia-te de uma vez. Aonde é que vamos parar?»
A rainha de Espanha não deixou que sogra tirasse uma fotografia com as netas, as infantas Leonor e Sofía. Felipe VI foi obrigado a intervir. A discussão foi filmada e o vídeo tornou-se viral.
E terá sido após esse escândalo que Juan Carlos terá pedido ao filho para se separar da mulher, segundo conta a jornalista Pilar Eyre, especialista em assuntos da realeza espanhola.
«Felipe, coño, divórciate de una vez. ¿Adónde vamos a llegar?», traduzido para português: Felipe, divorcia-te de uma vez. Aonde é que vamos parar?
Esta não foi, no entanto, a primeira vez que o rei emérito exigiu ao filho que se divorciasse da antiga jornalista. No Verão de 2013, quando os Borbón passavam férias no Palácio Marivent, em Palma de Maiorca, Felipe e Letizia terão tido uma enorme zanga e a rainha optou por deixar o marido e as filhas na ilha e partiu sozinha rumo a Madrid. E aí Juan Carlos terá dito: «Divórciate», segundo Jaime Peñafiel, especialista em assuntos ligados à família real espanhola.
Fotos: Reuters e D.R.
Siga a Revista VIP no Instagram