Érica Vicente praticava Stand Up Paddle quando foi ‘empurrada’ pelo vento e desapareceu no mar do Algarve. A jovem de 17 anos foi resgatada com vida ao largo de Monto Gordo, após estar mais de 20 horas em alto mar.
De acordo com o Correio da Manhã, a jovem foi salva por um cargueiro, MSC Reef quando estava a cerca de 46 km da costa algarvia, 25 milhas naúticas. A tripulação estava à espera para entrar no porto de Tânger, Marrocos quando encontrou a rapariga que estava consciente, mas em elevado estado de hipotermina. Rapidamente, deram o alerta às autoridades portuguesas que transmitiram a notícia mais esperada: Kika, como é conhecida, estava viva!
O diretor clínico do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, Horácio Guerreiro, garantiu quando ao estado de saúde de Érica: “Está bem, estável, não está desidratada. Tem manifestações de prostração, um pouco de sonolência, mas não tem lesões graves, está numa fase de retoma das suas funções fisiológicas, e penso que a evolução será muito favorável. Ela está bem, está acompanhada pela mãe”.
Apesar de ainda não ter data concreta para receber alta, Horácio Guerreiro confessa: “Dei-lhe os parabéns pela resistência dela, não está muito comunicativa. Mas ela é uma resistente. Com tanto tempo no mar, é surpreendente para todos, esta miúda é uma heroína sem dúvida nenhuma”.
De acordo com Afonso Martins, comandante da Capitania do porto de Vila Real de Santo António, Érica sofreu um ataque de pânico e não remou. O pai ainda tentou, mas não teve capacidade física para chegar à prancha.
A família já estava a receber apoio por parte da equipa de psicologia da polícia marítima e da proteção civil. Em declarações, Afonso Martins acrescenta: “O que sentiu o pai? Foi uma reação de quem viu a filha nascer pela segunda vez”.
Veja o vídeo emocionante do resgate na nossa galeria!
Texto: Maria Constança Castanheira; Fotos: D.R.
Siga a Revista VIP no Instagram