A entrevista de Meghan Markle e do principe Harry caiu que nem uma bomba no Reino Unido. Até agora, nenhum membro da Casa Real reagiu às declarações do casal, nomeadamente à acusação de racismo entre a família, mas vários políticos britânicos já comentaram o tema.
Boris Johnson, Primeiro ministro britânico, foi questionado sobre o assunto durante uma conferência de imprensa em Downing Street, a sua residência oficial. “A melhor coisa que posso dizer é que sempre tive a maior admiração pela rainha e pelo papel unificador que ela representa no nosso país e em toda a comunidade. Relativamente a outros assuntos relacionados com a família real, não vou comentar”, disse.
Mas, se Boris Johnson não quis falar sobre o caso que está a incendiar o país, o ministro Zac Goldsmith usou o Twitter para dizer que Harry “fez explodir a família”. E ainda acrescentou: “O que Meghan quer, Meghan consegue”.
Kate Green, secretária de Estado da Educação, disse à Sky News que as afirmações do casal foram “angustiantes e chocantes” e pediu ao palácio para investigar qualquer alegação de racismo. Também o líder trabalhista Keir Starmer afirmou que as questões raciais e de saúde mental levantadas por Meghan são “maiores do que a família real” e que não podem ser ignoradas. A ministra Vicky Ford também defende que “não pode haver lugar para o racismo” na sociedade.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, também não ficou indiferente à entrevista dos duques de Sussex a Oprah Winfrey. Questionada sobre a reação do presidente, Jen Psaki, a porta-voz da Casa Branca, afirmou que foi preciso “coragem” da parte de Meghan para assumir problemas de saúde mental. Apesar de tudo, Psaki disse que não ia fazer mais comentários, uma vez que Meghan e Harry são “cidadãos comuns a partilhar a sua história e as suas próprias lutas”.
Entrevista vista por 12 milhões de britânicos
A entrevista bombástica de Meghan e Harry foi transmitida no Reino Unido na noite desta segunda-feira, 8 de março, no canal ITV. De acordo com um dos resposnáveis do canal, Matt Williams, durante a emissão, 12 milhões de britânicos estiveram ligados a ver o programa.
“Mais de 11 milhõoes de pessoas assistiram à entrevista de Oprah com Meghan e Harry na ITV, na noite passada. Houve um pico de mais de 12 milhões”, escreveu no Twitter na manhã desta terça-feira, acrescentando que o programa aingiu um pico de 12,3 milhões de telespectadores.
Ainda assim, em termos comparativos, as várias ‘bombas’ lançadas pelos duques de Sussex estiveram longe de conquistar tantos britânicos como a sua história de amor. O casamento de Harry e Meghan, a 19 de maio de 2018, teve um pico de audiências de 27,7 milhões de telespectadores no Reino Unido.
Leia ainda a análise à linguagem corporal de Harry e Meghan aqui, ou ainda o significado secreto escondido por detrás do vestido que a duquesa usou durante a entrevista aqui.
Texto: Patrícia Correia Branco; Fotos: Reprodução redes sociais
Siga a Revista VIP no Instagram