encontros online
Até os avós estão a namorar online – Porque não você também?

Nacional

O namoro online é uma indústria global de bilhões de euros que teve um enorme crescimento nos últimos anos, graças aos telemóveis. E a tendência para os próximos dois, três será continuar a crescer.

Qua, 27/05/2020 - 13:00

“Você chega a casa do trabalho, quer conversar com alguém sobre o seu dia, e isso faz bem para a sua saúde mental”, explica-nos uma utilizadora. “Esta é a razão pela qual ainda estou a namorar na minha idade.”

Mas fica mais difícil encontrar um companheiro, à medida que vamos envelhecendo, diz ela. “Para as mulheres da minha geração, você não pode simplesmente entrar num bar sozinha, porque isso faz passar uma certa mensagem.”

Sobretudo para mulheres mais velhas, namorar pode ser uma coisa complexa. Os tempos mudaram e, regra geral, a sociedade não tende a julgar uma mulher por procurar amor e sexo da maneira que costumava. Infelizmente, se você é uma mulher de certa idade, ter uma vida sexual ativa ainda é algo que pode convidar opiniões não abonatórias.

Os sites de namoros online costumavam ter mais pessoas entre os 20 e os 40 anos, que queriam casar ou encontrar um parceiro de longo prazo. Mas o grande crescimento está agora na extremidade do espectro: o mercado 18-24 e as com mais de 50 anos.

Se prestarmos atenção em sites de mídia social como o Facebook, o público está a ficar mais velho, por isso é natural que eles procurem pessoas online para namorar.
As estatísticas oficiais indicam que cada vez mais, mulheres e homens estão a desfrutar mais tarde, de namoro, sexo e romance  na vida – de facto, entre 2004 e 2014, o número de noivas e noivos com mais de 65 anos aumentou 46%.  Se você se sentia um alienígena por procurar um novo romance mais tarde na sua vida, lembre-se de que não está sozinho nesta luta.

Contudo, para muitas pessoas voltar a namorar, após anos e anos de um relacionamento anterior, pode ser uma tarefa bastante complicada. 

Mudar a sua aparência drasticamente não deve ser um requisito, mas às vezes um novo corte de cabelo, um tutorial de um maquilhador profissional ou algumas compras na sua loja de roupas favorita, podem fazer toda a diferença.  E tente realizar uma nova atividade que o seu corpo seja capaz – seja natação, ioga, dança de salão ou uma caminhada. 

Para pessoas mais velhas que namoram, você já não tem o luxo do tempo. Embora isso possa parecer uma desvantagem, pode ser útil quando você se encontra hesitante sobre um possível parceiro. Na casa dos vinte anos, é muito mais fácil evitar comportamentos problemáticos ou sinais de alerta precoce de que você não é compatível. Mas quando você está na casa dos cinquenta ou sessenta anos, pode manter as coisas muito mais simples. Se achar que não resulta, você não deve desperdiçar a sua energia a tentar fazer a relação funcionar.

Se você é uma mulher mais velha que namora e tem filhos, é provável que se sinta um pouco nervosa ao abordar o assunto do namoro. Se você é divorciado ou viúvo, poderá estar preocupado, que os seus filhos vejam qualquer novo relacionamento como uma traição. Seja o que for que os seus filhos pensem, o mais importante é ser honesto com eles desde o início do processo. O mesmo se aplica para quaisquer amigos particularmente próximos ou membros da família.

Lembre-se de que, embora a honestidade seja importante, você tem o direito à sua privacidade. Diga aos seus entes queridos que você está a namorar, mas não sinta a necessidade de ceder às perguntas deles e nunca apresente um novo parceiro a menos que esteja completamente certo dessa relação.

As faixas etárias para pessoas maduras, também ficam sujeitas a mais tentativas de golpes online. Um desses golpes é a utilização de perfis falsos com segundas intenções. O objectivo é a retirada de dinheiro a essas pessoas, contando-lhes alguma história comovente. 

Para terminar deixamos-lhe com as 15 dicas principais, para começar a namorar mais tarde na sua vida:

Sempre seja você mesmo.

Não minta sobre a sua idade.

Lembre-se de que ninguém é perfeito.

Não esconda o seu passado – todos temos um.

Esteja preparado para aceitar alguém que possa ter algum passado mais experienciado.

Não estar demasiado desesperado por um novo parceiro.

Não mergulhe muito cedo após o divórcio ou a morte de um parceiro.

Diverta-se, mas não brinque com a pessoa.

Não compare um potencial companheiro com um ex.

Sempre use uma imagem recente nas aplicações de namoro online.

Não tenha medo de dizer sim a um encontro – mesmo que você não ache que esse encontre irá resultar. Você ainda se pode divertir e fazer um novo amigo.

Não procure alguém que seja exatamente como o seu anterior parceiro.

Não dê as coisas como perdidas demasiado cedo.

Não seja muito modesto.

Faça um Skype ou FaceTime antes de se encontrar pela primeira vez.

O que achou destas dicas? Tem alguma para acrescentar? Ou discorda de alguma?

Siga a Revista VIP no Instagram