Adriana Esteves
“É o trabalho mais importante da minha vida”

Famosos

Atriz comemora o sucesso de Carminha, a vilã da novela Avenida Brasil

Sex, 25/01/2013 - 0:00

 O ano de 2012 ficará marcado para sempre na memória e no coração de Adriana Esteves. Apesar de já ter dado vida a protagonistas marcantes na TV, Carminha, da novela Avenida Brasil, atualmente em exibição na SIC, é um marco na sua carreira. Sucesso no Brasil e agora em Portugal, Adriana Esteves foi o grande nome da dramaturgia em 2012. A atriz recebeu o Prémio Extra de Melhor Atriz pelo trabalho realizado na história de João Emanuel Carneiro. No Brasil, a novela fez “parar o país” para assistir ao desfecho da vilã e da família Tufão. Em Portugal, a sua personagem também está a dar que falar. De férias, da TV, a atriz tratou de mudar logo o visual da vilã e alterou as suas longas madeixas. Agora só pensa em descansar. Neste momento Adriana Esteves está a viajar com a família, mas não revela o local. Sobre o sucesso que a novela está a ter em Portugal, a atriz está a adorar o sucesso na novela em Portugal, país pelo qual diz ser apaixonada. E não esconde o carinho que sente pelos fãs portugueses e derrete-se ao falar que Portugal: “É lindo, é belo, é uma terra acolhedora” e diz que pretende visitar em breve o País.

Adeus Carminha

Depois de viver durante mais de nove meses com a pesada maratona das gravações de Carminha e de passar o dia todo no estúdio do Projac, a atriz fez questão de fazer uma pausa. Adriana quis mudar e mudou. O primeiro passo foi procurar o seu hairstylist e maquilhador Ton Reis. “Adorei o novo corte. Está mais prático e eu estava precisando de ter uma mudança no visual”, conta a atriz.
Agora todas as atenções vão para o marido, Vladimir Brichta, e para os filhos Felipe (do casamento com o ator Marco Ricca), e Vicente, filho de Vladmir Brichta, além de Agnes, filha de Vladmir. Agnes chama Adriana de mãe. “Durante as gravações o ritmo é alucinante, por isso, agora o que eu quero é descansar e curtir as minhas merecidas férias e a minha família”, conta. Adriana revela que fazer esta vilã foi um grande orgulho. “Apesar das gravações já terem terminado, ainda estou apaixonada pela novela Avenida Brasil. Foi tudo demais. Este é um dos trabalhos mais importantes da minha vida. Não só porque foi o mais recente, mas também pela importância que teve na minha vida. Tenho saudades da Carminha”, revelou emocionada. “O ano de 2012 foi um dos mais incríveis de minha vida. Tive um trabalho espetacular que deixou meu país muito feliz e vibrante. E espero que isso também aconteça, se repita, em Portugal que é um país que amo”, afirmou à VIP em jeito de balanço.

Paixão por Portugal

A atriz não esconde a felicidade ao saber que do outro lado do Atlântico milhões de fãs portugueses estão a adorar ver (as audiências assim o provam) o desempenho de Adriana Esteves com Carminha e os seus diálogos com Nina. “Isso é fantástico. Espero que os portugueses também curtam, vibrem e se emocionem com essa linda novela, que é Avenida Brasil. E qual é o motivo do grande sucesso? “É um folhetim muito bem escrito por João Emanuel Carneiro. Não posso negar que é um trabalho que me orgulho muito de ter feito. Torço para que os portugueses também se identifiquem e vibrem com a Carminha. E não posso deixar de aproveitar para mandar milhões de beijos para os meus fãs portugueses”, concluiu.

Primeiro prémio de Carminha

Grande vencedora do Prémio Extra de Televisão como a Melhor Atriz do Ano, Adriana Esteves não escondeu a emoção de que o troféu foi merecido e disse que o prémio também se deve a todo o elenco de Avenida Brasil. “Esse foi o primeiro prémio da Carminha (risos). Espero que venham muitos por aí… Sempre que eu for indicada, vou fazer questão de comparecer aos eventos. Fui nomeada ao Prémio Extra e fiz questão de ir. Só tenho a agradecer à minha família, aos meus filhos queridos e ao João Emanuel. Onde quer que ele esteja, em qualquer momento da minha vida, ele vai ser sempre uma pessoa muito importante. Acho justo dividir este prémio com o Murillo (Benício), com o Marcello (Novaes), e com todas as atrizes que contracenaram comigo. Gostaria de ressaltar que este troféu foi dedicado à Débora Falabella. Sem a Nina não existiria a Carminha”, afirma.

Com 23 anos de profissão e personagens marcantes no mundo da dramaturgia, Adriana faz uma rápida análise de sua trajetória. “As coisas vêm muito parar à minha mão. É impressionante como sou uma pessoa de sorte. Tenho sido convidada para grandes presentes, como a minissérie Dalva e Herivelto – Uma Canção de Amor e agora Avenida Brasil. Sei que o mérito também é meu porque lutei muito para chegar e estar aqui hoje. Vislumbrei sempre coisa boas para a minha carreira, com um olhar lá na frente. Não tenho viabilizado projetos e o povo dá-me as coisas. Acredito que a minha luta e um pouco de sorte fizeram com que eu ganhasse todos esses presentes na minha carreira”, finaliza. Sorte, mas também luta, risos e lágrimas. Desde a estreia, em 1989, Adriana Esteves enfrentou momentos altos e baixos com a sua carreira na TV. Até chegar Carmen Lúcia, de Avenida Brasil, a vilã que entra no hall da fama das más mais idolatradas das novelas. O pontapé inicial aconteceu quando Adriana tinha apenas 20 anos. Era uma atriz principiante e inscreveu-se no concurso do programa Domingão do Faustão, com outras participantes, e no qual iria contracenar com galãs de verdade e repetir cenas marcantes das novelas. Adriana foi a vencedora e o prémio foi uma personagem na novela Top Model, de Ricardo Waddington, e que também lançou muitos outros atores de sua geração.

A novela foi um enorme sucesso na época e Adriana vivia a tímida Tininha, uma jovem romântica e apaixonada por Elvis Presley (Marcelo Faria). Tininha foi o primeiro papel de Adriana após fazer um pequeno papel em Vale Tudo. Depois, já considerada uma das apostas da televisão, volta a interpretar uma personagem romântica em Meu Bem, Meu Mal.

Duras críticas no passado
Seguiram-se outras novelas. Apesar de ter a carreira em ascensão, quando foi a protagonista da novela Renascer, onde contracenou com António Fagundes e Marcos Palmeiras, Adriana causou muito alvoroço. A sua personagem, Mariana, recebeu duras críticas pelo seu desempenho. Com um índice de rejeição altíssimo, Adriana Esteves enfrentou pela primeira vez muitas críticas do público, descontente com a sua atuação. Por isso, é fácil imaginar o que sentiu agora ao erguer o troféu de Melhor Atriz, graças ao seu papel de Carminha.

Mesmo sendo bastante criticada, Adriana seguiu em frente. Os convites não pararam. Seguiu-se a minissérie Decadência, a novela A Indomada, de Aguinaldo Silva e Razão de Viver.

Sandrinha, a primeira vilã

Porém, foi 1998, com a novela Torre de Babel, que Adriana começa a despontar para papéis de vilã, com a interesseira Sandrinha. Em seguida, numa novela de época, a atriz ganha projeção e respeito. Protagonista de O Cravo e a Rosa, Adriana surge rabugenta e implacável como Catarina, na história inspirada em A Megera Domada, de William Shakespeare. Por conta da atuação ela colheu os frutos e críticas, elogios, ao seu trabalho. Em seguida, vieram outras tramas como Coração de Estudante, Kubanacan, A Lua Me Disse e Toma Lá Dá Cá.

Nomeada para um Emmy

Em 2011, Adriana volta a viver mais uma protagonista na carreira, a paleontóloga Júlia, de Morde & Assopra, em mais uma parceria com Walcyr Carrasco (a primeira foi em O Cravo e a Rosa). Um dos papéis mais marcantes da sua carreira foi quando Adriana surpreendeu ao interpretar a vida da cantora Dalva de Oliveira, na série Dalva & Herivelton. Graças à sua interpretação Adriana Esteves chegou a ser indicada ao prémio Emmy Internacional, que é o Óscar da TV Americana. Até que veio a Carminha.

E depois de Carminha?

O sucesso da personagem é unânime e pode ser avaliado também nas redes sociais. No Brasil a sua personagem é uma autêntica loucura. Carmen Lúcia ou Carminha entrou para a história das vilãs das novelas. E mesmo após o fim da novela, Adriana Esteves ainda é chamada pela sua personagem nas ruas. Em Portugal o sucesso é idêntico. Fria e calculista, má, mas humana e até com humor, Carminha é muito mais, do que uma vilã. Adriana Esteves dá vida a uma personagem única. E depois de Carminha? Por enquanto a atriz ainda não quer revelar os seus planos.

Texto: Márcio Gomes;Fotos: TV Globo/Divulgação e Arquivo Impala

Siga a Revista VIP no Instagram