Tem 25 anos, é solteiro, ilustrador de livros infantis, “com outras artes plásticas ao barulho”, como costuma dizer, divertido e trabalha em part-time numa escola de Lisboa, onde desenvolve atividades na biblioteca e na área de formação humana, talvez porque teve uma educação cristã e isso sempre fez parte da sua vida.
Sim, é filho do ex-procurador-geral da República José Souto de Moura e sobrinho do premiado arquiteto Eduardo Souto de Moura, mas não se alonga muito sobre isso. Aliás, em termos académicos concluiu o curso de Arquitetura, como o tio, mas sempre soube que queria qualquer coisa mais artística: “Percebi que não queria, de facto, fazer projetos!”
VIP – Como é que surgiu a ida ao Quem Quer Ser Milionário?
José Maria Souto de Moura – Desde a primeira edição em Portugal que tinha achado graça ao programa, mas nessa altura não tinha idade. Agora, quando soube que ia voltar, nem pensei muito até ligar. Depois, achei que não tinha sido selecionado, pois ainda demoraram dois meses a responder…
E foi selecionado, passou a fase inicial, sentou-se na “cadeira da tortura”…
Para mim, a parte mais enervante foi antes, na “prova do dedo rápido”, porque aí é que tinha a pressão do tempo.
Qual o seu estado de espírito, à medida que se aproximava do prémio final? Alguma vez pensou que ia ganhar?
Nem sequer pensei como seria se ganhasse! Pensava que se chegasse aos quatro mil euros já era muito bom… Acho que esta perspetiva me ajudou, porque estava muito mais tranquilo, e por isso deu para ir jogando e arriscando. Neste tipo de concursos são precisos três fatores: conhecimento, sorte e também saber jogar, saber quando arriscar ou usar uma das ajudas.
Como é que correu a experiência com a Manuela Moura Guedes?
Ajudou-o de alguma forma durante o programa? Só a conhecia da televisão. Ao princípio, ela estava mais indiferente, mas isso também faz parte do seu papel. Depois, acho que se foi entusiasmando, à medida que eu fui progredindo. Para o fim, achei que ela estava também com vontade que eu soubesse as respostas. No fim, ela queria que arriscasse. Quando o fiz na última pergunta, porque não sabia a resposta, ficou supercontente!
Como é que tem sido a sua vida desde que ganhou o Quem Quer Ser Milionário? Como é que o revelou aos amigos e à família?
A minha namorada, a Amélia, estava lá, por isso soube em primeira mão. Estava a minha namorada e uma prima, a Constança. Em primeiro lugar, liguei às ajudas, às pessoas que estavam em casa de plantão, a agradecer e a contar que tinha ganho. Depois, liguei aos meus pais, que não me atenderam. Entretanto, os outros concorrentes e as pessoas da produção perguntavam-me: “Então e agora o que é que vais fazer?”, e eu respondi: “Tenho um jantar marcado com os meus amigos e é isso que vou fazer.” A vida continua… E fui ao jantar e tentei não contar, mas às tantas foi impossível.
Leia toda a entrevista na VIP nº865
Texto: Luís Peniche; Fotos: Bruno Peres; Produção: Manuel Medeiro; Maquilhagem e cabelos: Vanda Pimentel com produtos Maybelline e L'Oréal Professionnel
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
3Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
4Nacional
Marco Paulo
Família ‘impedida’ de lutar por herança: “A menos que…”