As revelações sobre abusos e assédio sexual levados a cabo por Harvey Weinstein parecem ser apenas a ponta do icebergue de um escândalo de dimensões gigantescas. O produtor de cinema foi o primeiro a ser acusado por dezenas de mulheres de ter cometido actos impróprios. Seguiram-se nomes como Ben Affleck, Kevin Spacey e, agora, Dustin Hoffman.
Anna Graham Hunter escreveu uma carta aberta no site The Hollywood Reporter onde relata como foi assediada por Hoffman. O episódio aconteceu em 1985. Anna tinha, na altura, 17 anos. Hoffman tinha 48. Os acontecimentos passaram-se durante a rodagem do filme A Morte de um Caixeiro-Viajante.
«Eu adorava a atenção. Até que deixei de gostar», relata Anna que, na altura, estava a estagiar no filme como assistente de produção. «No meu primeiro dia, pediu-me para lhe massajar os pés, o que fiz. Ele era abertamente sedutor, apalpou-me o rabo, falava sobre comigo e à minha frente. Uma manhã, fui ao camarim dele para saber o que queria para o pequeno-almoço. Ele olhou para mim, rosnou, demorou algum tempo a responder. Depois disse: ‘quero um ovo bem cozido… e um clitóris mal cozido'”.
«Disse-lhe que ele era um velho porco»
Anna relata que Hoffman também pedia massagens nos pés a outra assistente, chamada Jenna que, na altura, tinha 15 anos. Os avanços do ator, atualmente com 80 anos, foram registados num diário, bem como outros pormenores do dia a dia de Anna nos bastidores do filme. «Disse-lhe que ele era um velho porco», recorda, quando Dustin Hoffman lhe apalpou o rabo quatro vezes.
Atualmente com 49 anos, Anna Graham Hunter diz que não conseguiu fazer as pazes com o passado. «Aos 49 anos, percebo que o que Dustin Hoffman fez porque encaixa no padrão do que as mulheres sofrem, tanto em Hollywood como noutros locais. Ele era um predador, eu era uma criança, e isto foi assédio sexual».
Hoffman pede desculpa
Numa declaração feita à mesma publicação que revelou o relato de Anna Graham Hunter, o ator norte-americano fez um pedido de desculpas. “Tenho o mais profundo respeito pelas mulheres e sinto-me muito mal por alguma coisa que eu tenha feito que a possa ter colocado numa situação desconfortável. Lamento imenso. Não reflete quem eu sou».
Fotos: Reuters e DR
Veja também
Amigos despedem-se de João Ricardo
Joana Madeira: «Ele tinha razão»
Sofia Ribeiro vive momento difícil no hospital
Siga a Revista VIP no Instagram