Filipe, o duque de Edimburgo, fez esta quarta-feira, 2 de agosto, o seu último ato oficial como elemento da casa real britânica. O duque de Edimburgo já tinha emitido um comunicado a anunciar esta data como a última em que cumpria funções publicamente, reformando-se após servir o país durante 65 anos.
Segundo avança o comunicado oficial da casa real, “o desfile do Capitão Geral trará uma conclusão ao programa individual de sua alteza real, embora possa optar por participar em certos eventos, ao lado da rainha, de vez em quando”.
O marido de Isabel II serviu assim o país pela última vez aos 96 anos, tendo presidido uma parada militar no palácio de Buckingham cujo objetivo seria angariar fundos para uma organização que apoia os militares, a The Royal Marines.
O anúncio da reforma
O Duque de Edimburgo, de 96 anos, tomou a decisão de não participar em mais compromissos públicos, segundo um comunicado, com “o apoio total da Rainha”.
O Príncipe Filipe vai participar de compromissos agendados anteriormente entre agora e agosto, tanto individualmente como acompanhando a Rainha. Posteriormente, não aceitará novos convites para visitas e compromissos, embora ainda possa decidir assistir a certos eventos públicos de vez em quando.
O elogio por parte da rainha
Estávamos em 2015 quando a rainha Isabel II se despediu oficialmente das suas funções, a nível presencial, perante os líderes da Commonwealth.
Durante esta viagem, na qual foi acompanhada pelo filho Carlos, a monarca elogiou e agradeceu o apoio e a presença do duque de Edimburgo.
“Por mais de seis décadas à frente desta organização, uma responsabilidade que muito acarinho, tenho tido a sorte de poder contar com a constância do Duque de Edimburgo”.
Fotos: Reuters
Veja também:
Siga a Revista VIP no Instagram