A monarca espanhola foi “obrigada” pelo governo de Madrid a cancelar a sua participação num jantar dado esta sexta-feira pela casa real britânica para comemorar o Jubileu de Diamante da rainha Isabel II, que assinala 60 anos de reinado. Por detrás desta recusa está o facto de existir um conflito diplomático entre os dois país relativo a Gibraltar.
Este território é um ponto de tensão entre Espanha e o Reino Unido. É que o país comandado por Mariano Rajoy reclama o início das negociações sobre a soberania deste território, que se encontra desde 1713 sob “tutela” britânica.
Este protesto do governo espanhol acontece depois de se tornar público que os condes de Wessex – o príncipe Eduardo [filho mais novo de Isabel II] e a mulher, a princesa Sophie Rhys-Jones – vão realizar uma visita oficial em junho a Gibraltar, uma viagem que é inserida num périplo que vários membros da casa real de Sua Majestade estão a fazer às colónias britânicas.
“O governo considerou que dadas as circunstâncias é inapropriado que a rainha Sofia assista ao Jubileu de Diamante de Isabel II”, explicou Carlos Zamora, porta-voz da Zarzuela. Esta não é a primeira vez que Gibraltar provoca tensões entre os dois países.
Texto: RB; Fotos: Reuters
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
3Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
4Nacional
Marco Paulo
Afinal, irmãos e sobrinhos ainda podem conseguir ‘reclamar’ parte da fortuna: “Se assim for…”