Iñaki Urdangarín
Dinheiro desviado por IÑAKI URDANGARIN usado em obras de restauro

Realeza

Novos desenvolvimentos
A polícia espanhola descobriu que parte do dinheiro público desviado por Iñaki Urdangarin para a empresa Aizoon, 50% propriedade da infanta Cristina e de Urdangarin, através do Instituto Noos, foi usado para fazer obras de reparação num palacete em Barcelona, propriedade do casal.

Qua, 28/12/2011 - 0:00

A polícia espanhola descobriu que parte do dinheiro público desviado por Iñaki Urdangarin para a empresa Aizoon, 50% propriedade da infanta Cristina e de Urdangarin, através do Instituto Noos, foi usado para fazer obras de reparação num palacete em Barcelona, propriedade do casal.

No entanto, o marido da infanta Cristina que presidiu a Instituição Noos entre 2004 e 2006, foi advertido pelo conselheiro real dos assuntos externos a sair da instituição sem fins lucrativos durante o ano de 2006, após terem sido detetadas atividades ilícitas nas contas da empresa. De acordo com o jornal espanhol El Mundo, Iñaki foi mesmo aconselhado a trabalhar fora de território espanhol.

Mas o envolvimento da empresa Aizoon neste caso de corrupção não acaba aqui, pois segundo o jornal espanhol, a empresa passou faturação falsa para ajudar a Instituição presidida por Iñaki a fugir ao fisco.

Devido a todos estes desenvolvimentos nas últimas semanas, o rei espanhol referiu indiretamente o seu genro na mensagem de Natal, afirmando que "a justiça tem de ser igual para todos", sendo a mensagem bem recebida pelo povo espanhol e pelo novo primeiro-ministro espanhol Mariano Rajoy.

Texto: Sofia Venâncio; Foto: Reuters

Siga a Revista VIP no Instagram