Dicas preciosas
Não sofra com a chegada de um novo bebé

Saúde e Beleza

A chegada de um novo membro da família é sempre um momento de grande felicidade, ainda para mais quando se trata do primeiro filho! Infelizmente também temos que antecipar o que isso significa a nível financeiro. Mas isso não tem que ser um drama e existem coisas bem simples que se podem fazer.

Sáb, 28/03/2020 - 9:30

A chegada de um bebé é sempre uma felicidade imensa e se for o primeiro filho é sempre a primeira vez para tudo! Mas também temos que nos preparar financeiramente. A família aumenta, mas também aumentam as despesas, porque são bens materiais e cuidados especiais que são muito importantes começar a preparar com a devida antecedência, com o novo membro mais importante da recente família.

 

Vou dar a conhecer às mamãs, formas de poupar dinheiro, com a chegada do bebé tão esperado:

 

Defina prioridades nas compras que faz, ou seja, compre apenas o que é prioritário numa primeira fase, aquilo que vai precisar mesmo, para os primeiros três meses do bebé, em vez de comprar em grandes quantidades e muitas vezes só porque é muito giro ou porque os amigos também têm para os filhos.

 

«Se amigas e familiares quiserem emprestar roupa de bebé, aceite»

As muitas coisas que os bebés precisam que seja transportado para todo o lado, podem ser muito bem colocadas em mochilas que tenhamos em casa e não é necessário comprar um saco de bebé específico para o efeito. Vamos estar a gastar dinheiro, que muitas vezes não dura muito tempo e é um saco que só tem essa finalidade.

 

Pergunte a amigas, familiares que já tiveram algum bebé, que possam emprestar, por exemplo, uma banheira, a alcofa, o berço, entre outras coisas que compradas acrescentam à lista de custos que podemos minimizar. Pedir emprestado, não faz mal nenhum e a carteira agradece! Vai ver que de certa forma até pode ser uma forma de “despacharem”, coisas que já não usam e que é muito melhor reutilizar.

 

Se amigas e familiares quiserem emprestar roupa de bebé, aceite! É sempre bem-vinda, porque a roupa de bebé serve durante muito pouco tempo, e muitas vezes gastamos uma fortuna, em peças de roupa para vestir meia dúzia de vezes se tanto e também porque a roupa de criança é significativamente cara para utilizar em tão pouco tempo.

 

«Procure lojas de vestuário mais económicas, sempre com gestão financeira bem equilibrada.»

Já pensou em comprar coisas em 2ª mão? Está muito na moda! Já existem lojas que tratam disso mesmo. Mas atenção deve sempre cumprir as normas de segurança e de bom estado e no caso dos bebés, as coisas têm muito pouca utilização por causa do crescimento rápido dos bebés e rapidamente não serve porque cresceu!

 

Comprar um móvel grande com gavetas, para utilizar como fraldário é um exemplo, que daqui a alguns meses quando o bebé crescer já não vai fazer sentido em casa e vai estar a ocupar espaço, logo, podemos utilizar um simples colchão que podemos comprar por exemplo no IKEA, a um preço interessante e que se enche e esvazia sempre que necessário e não ocupa espaço e vale muito a pena!

 

Procure lojas de vestuário mais económicas, sempre com a gestão financeira bem equilibrada, comprando à medida que vai precisando e não tudo de uma vez.

 

Sempre que possível confecione você mesma a comida do bebé, por exemplo, a sopa do bebé, a fruta, evitando desta forma a compra de boiões já prontos a consumir. Sei que é muito mais fácil e rápido, mas não adote por sistema. Vai ver que poupa na carteira e o bebé agradece!

 

Na decoração do quarto do bebé, tenha em atenção que os bebés crescem rapidamente e muitas vezes a decoração deve ser o mais simples possível, com cores neutras como o branco por exemplo, de forma a não ter que andar sempre a mudar a decoração porque o bebé vai crescendo. Pode sempre optar por módulos de mobília como tem o IKEA que crescem com as crianças e elas vão adorar de certeza!

 

A antecedência também pode ser a inimiga em certas alturas, ou seja, não convém comprar muita coisa para o bebé com muita antecedência, as crianças crescem muito depressa e rapidamente deixam de fazer sentido, ou porque nunca chegou a vestir ou porque é um brinquedo que não liga nenhuma, etc.

 

Faça bem a gestão do orçamento familiar quando vai às compras, coloque numa lista tudo o que vai precisar no imediato de forma a seguir essa lista à risca e não cair em tentação de comprar mais alguma coisa para o bebé que na realidade não precisa agora no presente.

 

Faça, portanto, o trabalho de casa, pesquisando o que vai precisar nos sites escolhidos, antes de ir às compras e assim, também pode comparar preços com muita mais facilidade.

 

Quanto melhor for feita a gestão do orçamento e quanto mais eficaz for o planeamento maior é a probabilidade de conseguir poupar dinheiro, e dessa forma juntar para alguma situação que o bebé precise! E já sabe seja feliz e comece desde já a poupar para si e para a família!

 

Para saber mais dicas, não perca todas as novidades em:

 

Instagram: http://www.instagram.com/carina.meireles.consultora/

Facebook: https://www.facebook.com/carinameirelesconsultorafinanceira/

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/cm-consultoria-financeira

Crónica de Carina Meireles, consultora financeira; Fotos: DR

 

Estas e outras informações preciosas estão disponíveis no anuário da Crescer que já se encontra à venda nas bancas ou em www.lojadasrevistas.pt

 

Leia a VIP sem sair de casa

Vivemos tempos de exceção, mas mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador. . . .

Eis os passos a seguir:

1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2- Escolha a sua revista

3 – Clique em COMPRAR

4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 – Não tem conta PayPal? Não há problema! Pode pagar através de transferência bancária!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

 

Siga a Revista VIP no Instagram