Diana morreu há 20 anos, após um fatídico acidente no túnel d’Alma, em Paris. Aos 36 anos, era a figura mais mediática do momento, muito pela sua faceta solidária. Ficou conhecida como a Princesa do Povo, designação atribuída após a sua morte.
A alcunha foi criada pela equipa do então primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair. Foi proferida pela primeira vez no discurso de Blair, na manhã de 31 de agosto de 1997.
Esta situação foi retratada no filme A Rainha, lançado em 2006, com a direção de Stephen Frears. Na longa-metragem, uma cena mostra a frieza com que o assistente de Tony Blair escreve o discurso que continha as palavras “Princesa do Povo”. Ao que é demonstrado, o texto começou a ser escrito, apenas, uma hora após a morte de Diana Spencer.
O primeiro-ministro discursou ao lado da mulher, Cherie Blair e dos filhos. “A sua vida foi sempre marcada pela tragédia, infelizmente. Ela tocou a vida das pessoas na Grã-Bretanha e no mundo, com alegria e conforto. As pessoas tinham fé na princesa Diana, gostavam dela e amavam-a. Era uma pessoa do povo. Ela era a Princesa do Povo”, disse Tony Blair.
Família Real abomina a expressão
Para o funeral da Princesa de Gales foram escritas orações pelo então Arcebispo de Cantuária, George Carey. Foram recusadas tanto pela família de Diana como pela Família Real. Os Spencer recusaram mencionar a realeza britânica nas cerimónias fúnebres e a rainha Isabel II e os seus familiares não quiseram que Lady Di fosse mencionada como “Princesa do Povo”.
Fotos: D.R. e Impala
Siga a Revista VIP no Instagram